O que é HALLOWEEN?

Muita gente olha um pouco torto quando nós, English teachers, desejamos um HAPPY HALLOWEEN… Acho que a ideia que passa é que estamos possuídos pelo capeta e já imaginam logo a gente com um caldeirão e um boneco de vudu 😮

Mas o que muitos brasileiros desconhecem é que é um feriado festivo bem similar ao nosso Carnaval – a diferença é que, pra nós, esse dura uma semana inteira (dependendo do local, até o mês todo! ).

Como muitos outros feriados, o Halloween evoluiu e mudou ao longo da história. Há mais de 2.000 anos, os povos chamados celtas, que viviam onde hoje é a Irlanda, Reino Unido e partes do norte da França, celebravam seu Ano Novo no dia 1º de novembro. E esse povo acreditava que a noite anterior – ou seja, 31 de outubro – era uma época em que os vivos e os mortos se reuniam. A própria a igreja cristã denominou alguns anos mais tarde o dia 1º de novembro como o Dia Todos os Santos (“All Hallows”), uma data especial para honrar os santos e outras pessoas que morreram por sua religião. Assim, a noite anterior foi chamada de “Hallows Eve”, o que mais tarde viria a se chamar “Halloween”.

Como os celtas, os europeus daquela época também acreditavam que os espíritos dos mortos visitavam a terra no Halloween. Eles temiam que espíritos malignos causassem problemas ou os machucassem. Então, nessa noite, as pessoas usavam fantasias que pareciam fantasmas ou outras criaturas do mal, com a intenção de evitar serem machucados por eles, achando que eles também fossem espíritos também! Essa tradição do Halloween foi levada para a América pelos imigrantes europeus, com algumas mudanças.

Outro costume desse dia festivo tem relação com a foto do post: esse adorno é o famoso “Jack O’Lantern” (tradução livre –João Lanterna). Segundo a lenda irlandesa, Jack era um alcoólatra, que vivia importunando as pessoas. Em um 31 de outubro, ele bebeu tanto que faleceu, indo se encontrar com o Diabo. Neste encontro, ele o enganou, conseguindo voltar à vida por mais três anos. Depois disso, o Diabo ressentido mandou Jack vagar pela escuridão com apenas uma chama. Ele então ele esculpiu um nabo e colocou a chama lá dentro. Pelo fato de as abóboras serem mais comuns na América, as pessoas preferiram colocar velas nas “pumpkins” vazias, para espantar o Jack, caso ele deseje aparecer!

Hoje em dia, o Halloween não é mais considerado um feriado religioso (nem macabro!), mas um dia divertido para as crianças. Kids pelo mundo se vestem com fantasias mas, em vez de se preocupar com espíritos malignos, eles vão de casa em casa, batendo nas portas e dizendo “Trick or Treat!” (“doces ou travessuras!). Os donos das casas já deixam um bom estoque separados de candies ou algo especial no dia de Halloween, sabendo que irão ter de ‘alimentar’ várias crianças. Se o morador não der nada, se prepare para uma chuva de rolos de papel higiênico ou lançamento de ovos em suas lindas casas! 


Fontes:
http://www.5minuteenglish.com/oct29.htm
http://www.holidays.net/halloween/story.htm
https://www.itupevaagora.com.br/2020/10/hoje-e-halloween-veja-5-curiosidades.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s