Qual o seu nível de inglês?

Você é mesmo fluente? Avalie sua proficiência em idiomas estrangeiros

Você entende inglês com tranquilidade, mas trava na hora de falar? Ou consegue ler muito bem o espanhol, mas tem dificuldade ao entender diferentes sotaques? É difícil saber com certeza qual o seu nível de proficiência em línguas estrangeiras, e muitas vezes não fica claro para o estudante em quais habilidades ele deve investir mais tempo e estudo a fim de adquirir fluência.

Um dos primeiros passos para saber onde melhorar é entender como essas habilidades são avaliadas em exames internacionais. O padrão por trás de todos os testes de certificação de proficiência é o quadro CEFR –  sigla em inglês para “The Common European Framework of Reference for Languages”, ou O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Trata-se de uma escala internacional de parâmetros de desempenho em língua estrangeira que descrevem, de maneira ampla, as competências de um usuário em cada etapa do processo de ensino-aprendizagem de um idioma estrangeiro.

 

Segundo Ângela Coy, diretora da Consultoria de desenvolvimento e aprimoramento profissional Insigna, o CEFR fornece uma comparação de proficiência em diferentes idiomas e permite que resultados de diferentes testes internacionais sejam equiparados. Por isso, são usados para elaboração de programas de línguas, exames, materiais didáticos… e também podem ser usados pelos estudantes para avaliar seu desempenho ou evolução na aprendizagem.

A Insigna compartilhou com o Estudar Fora o grid do CEFR. Com ele, você poderá entender qual o seu nível de proficiência em cada nível e entender em que deve melhorar para ser capaz de se comunicar de maneira efetiva.

Ficou curioso? Faça um pequeno cadastro e tenha acesso documento

 

O que é esta tabela?

A tabela CEFR (comumente conhecido como Quadro Comum Europeu) é utilizada como parâmetro por todos os exames de proficiência, e seus níveis, que vão de A1 a C2, são diretamente relacionados às notas e certificados concedidos.

Será que sou mesmo fluente?

A Fundação Estudar, em parceria com a consultoria Insigna, preparou um documento que vai te ajudar a avaliar seu nível de proficiência em qualquer idioma estrangeiro. Ao final, você saberá dizer em que nível está e quais são seus pontos de melhoria!

E como isto pode me ajudar?

A tabela vai ajudar a mapear exatamente a quais habilidades deve se dedicar para atingir a fluência e se comunicar de maneira efetiva!

 

Quer fazer um pequeno simulado?         LINK PARA TESTE DE NÍVEL

 

 

http://www.estudarfora.org.br/voce-e-fluente-analise-sua-proficiencia-em-qualquer-idioma-estrangeiro/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s