Dicas para treinar o Speaking

LINK 13 frases mais usadas em séries

Ao criar de grupos de conversação, o assunto é você quem escolhe! Você pode se reunir com amigos para conversar sobre esportes, filmes, contar casos; com colegas de sala, sobre as matérias… As opções são infinitas, basta querer, manter uma boa frequência e lembrar que essa é mais uma parte do processo que irá enriquecer o seu aprendizado. Por isso, tenha foco e disciplina. É um estudo como outro qualquer!

Um bate-papo já é legal. Melhor ainda se você consegue aprender com ele, não é mesmo?
Durante uma conversa, é possível colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula de maneira descontraída e sem medo de errar.

E se errar, que mal tem? O erro também faz parte do processo e pode ser o ponto de partida para aprender até o que você nem imaginava.

Para quem já está em um nível intermediário ou avançado do inglês, a conversação é uma das melhores saídas para ganhar confiança, atingir a tão sonhada fluência e aprimorar a pronúncia.

Como criar grupos de conversação?
É bem simples! Você e seus amigos podem se reunir para assistir a filmes e séries em inglês e debater sobre eles, ouvir músicas e cada um dizer como entendeu (sempre em inglês, claro!), ir a restaurantes que contam com equipes bilíngues e fazer seus pedidos em inglês…

O assunto pode ser qualquer um. Basta querer e se unir com quem tenha o mesmo interesse em aprender e praticar!

Como é na UPTIME?
A atividade @ the Café, proposta pela UPTIME, é um exemplo de como a prática fora da sala de aula habitua os alunos a conversarem em inglês sem receios.

Nessa atividade da série Open Fun Class, que sempre marca o início das estações, os alunos e instrutores se reúnem para praticar o idioma em um ambiente que possa simular situações reais, em que o uso do inglês é necessário.

Em uma cafeteria ou restaurante, por exemplo, alunos e instrutores só conversam em inglês. Até mesmo os pedidos devem ser feitos no idioma. Isso é possível porque, geralmente, a atividade é realizada em estabelecimentos que contam com equipes bilíngues.

No @ the Café participam alunos de cursos e estágios diferentes, o que possibilita maior troca e aproximação entre eles, além de, é claro, os instrutores dos cursos.

O Conversation Club é para você que já tem domínio da língua inglesa e quer manter ou aprimorar seus conhecimentos por meio da prática. Nas aulas, além da conversação, você tem acesso a um vocabulário diverso, vídeos, leitura e muito mais.

Se você quer aprender inglês de maneira definitiva através de um método inovador, conheça os cursos da UPTIME e venha fazer parte do nosso time.

O Speaking em inglês é uma das quatro habilidades mais importantes para a aquisição do idioma de língua inglesa. Sendo assim, em determinado momento dos seus estudos, será necessário estudá-lo mais profundamente. Pensando nisso, separamos uma série de dicas para você interessado em aprender inglês e evoluir seu speaking de uma forma rápida e mais simples.

Olá, leitor!

Durante a rotina de estudos é normal encontrarmos lacunas durante os processos de evolução de qualquer uma das quatro habilidades. O speaking em inglês é uma das habilidades que deixa mais dúvidas de como deve ser aprimorado e evoluído constantemente. Durante os estudos, acreditamos que essa evolução acontece de maneira mais complicada. Entretanto, podemos ver que há algumas maneiras bem simples de desenvolver seu speaking.

Sendo assim, separamos algumas dicas que podem deixar seus estudo bem mais simples e fáceis para você conseguir desenvolver seu speaking em inglês. Vale lembrar que tudo isso somente é possível com dedicação, esforço e disciplina de cada um. Isso porque nenhum método é totalmente eficaz se o aluno não estiver focado nos seus estudos. Enfim, veja as dicas selecionadas a seguir!

Primeiramente, antes das nossas dicas de como treinar e evoluir o seu speaking em inglês, vale lembrar que essa habilidade está diretamente ligada ao listening, ou seja, aos ouvidos. Ambas as habilidades estão correlacionadas. Portanto, é preciso treinar bem os ouvidos quando se está treinando o speaking também.

Então, logo de cara daremos uma dica para treinar os ouvidos agora que você quer treinar a sua fala, o Elllo – English Learn Listening Library. Através desse site, podemos treinar os ouvidos para evoluirmos a fala do idioma de língua inglesa. O listening estará presente, ou melhor, deve estar presente em todo o momento do aprendizado do speaking. Mas, voltando ao assunto principal, voltamos às dicas de como melhorar e treinar o seu speaking em inglês. Confira!

Participe de grupos de conversação
Na internet encontramos diversos tipos de nichos de grupos de conversação em inglês. Então, aproveite essa oportunidade e essa ferramenta maravilhosa que é a internet para potencializar os seus estudos. Encontre grupos com o mesmo nível e interesse que o seu, existem para todos os gostos e isso ajuda bastante. A maioria dos participantes desses grupos são pessoas solícitas e abertas a ajudar e a aprender. Sendo assim, essa forma de estudar o speaking é uma ótima opção. Isso poderá ser uma ótima oportunidade para desenvolver o speaking em inglês com pessoas do seu mesmo nível, o que ajuda na parte de ter medo de falar em inglês. É possível até mesmo encontrar grupos de conversação pelo Facebook. Este pode ser um começo para novas amizades e aprendizado.

Não se preocupe com o sotaque
Quando estamos aprimorando o speaking em inglês, o sotaque pode ser um grande problema para nós. O receio de transparecer muito seu “R” durante uma conversa pode fazer com nos sintamos envergonhados e, assim, passamos a evitar a fala. Contudo, não é preciso ter vergonha. Não fique preocupado se você não tem um padrão nativo em sua oralidade. O o sotaque é algo que a cultura ao seu redor oferece a você, por isso, é algo natural. Então, deixe de lado esse receio de deixar aparecer muito o sotaque em sua fala. Isso somente atrapalhará você durante sua rotina de estudos. Tenha em mente que o importante é como desenvolver melhor sua oralidade. Depois, futuramente, é que você se preocupará com o sotaque.

Pratique sempre que puder
Em quase todo o momento durante o seu dia a dia é possível praticar o speaking em inglês. Isso pode ser feito independentemente do que esteja fazendo ou onde você esteja. O melhor método de aprender alguma coisa é praticando sempre. Não tenha receio de cometer erros durante seus estudos. É normal termos o receio de errar. Contudo, o que temos de ter em mente é que errar faz parte do nosso aprendizado. Uma parte bem valiosa por sinal, pois é onde fixamos mais nossas dificuldades para que, posteriormente, tornem-se coisas mais simples. Afinal, todos estamos sujeitos a errar alguma coisa, independente do que sabemos. Então, não deixe isso abalar os seus estudos.

Pare com o hábito de traduzir tudo
Um dos maiores erros que cometemos quando estamos estudando inglês, é a mania de traduzir todas as palavras. Deixe isso de lado, é muito mais rico você compreender a língua inglesa por ela só do que ficar associando tudo ao português. Lembre-se de que há a necessidade de se ter um vocabulário para dar prosseguimento aos seus estudos de speaking. Contudo, quando se está melhorando o speaking em inglês, é melhor não se focar tanto nisso, mas, sim, em como conseguir falar em inglês. Isso também ajuda na questão de pensar em inglês. Portanto, parar de traduzir as coisas, seja mentalmente ou literalmente, é uma dica a se seguir.

Tenha sempre em mãos um gravador
Nunca sabemos como estamos realmente falando alguma coisa. Nossa voz parece ser de uma maneira para nós, entretanto, para outras pessoas pode ser totalmente diferente. Então, sempre que desejar saber como está se saindo durante o aprimoramento do speaking em inglês, essa pode ser uma ótima maneira de se saber. Além disso, você poderá corrigir alguma pronúncia errada sua já que estará escutando com mais eficácia. O gravador pode ser um ótimo companheiro durante sua rotina de estudos.

Esteja acostumado a ler qualquer coisa
Além de estar treinando a habilidade de reading, durante a prática de leitura, você também poderá estar ampliando cada vez mais o vocabulário. Com mais vocabulário, mais palavras você conhecerá, assim, haverá possibilidade de elas serem pronunciadas numa conversação. Sendo assim possível que seu speaking em inglês seja praticado de uma maneira simples e eficaz. Então, em alguns momentos em que não é possível ficar falando, uma leitura já é algo suficiente para praticar.

Prepare a pipoca e assista
Assista televisão, internet, YouTube ou qualquer mídia que seja possível assistir a um filme, seriado, programa de televisivo ou qualquer tipo de entretenimento, para melhor o seu speaking. Você pode se entreter e estudar ao mesmo tempo. Isso porque é possível aprender com diversão, sendo uma das formas mais prazerosos para treinar seu listening e speaking em inglês. Esteja ciente de que para isso, é necessário que o conteúdo assistido esteja em inglês. Então, separe aquele filme que você deseja assistir, coloque a sua legenda, preste bastante atenção nas falas e nas pronúncias das palavras e aproveite!

Faça um show enquanto toma um banho
Quem canta seus males espanta. Assim como o famoso ditado popular que vivemos escutando, melhorar o seu speaking cantando é uma forma divertida de aprender. Todos gostamos de músicas, tanto nacionais como internacionais. E não só durante o banho, quando estamos fazendo qualquer atividade que precisamos estar mais tranquilos, o ato de cantar pode ajudar a termos uma maior atenção. Então, esse é mais uma das formas de você treinar o speaking em inglês com a música.

A tecnologia é sua maior aliada
Temos o costume de esquecer do celular. Achamos que usamos ele apenas para entretenimento nas redes sociais ou mandarmos mensagem ou recebermos ligações. Contudo, através dele existem várias possibilidades de estudos. As ferramentas de estudo que ele nos proporciona são muitas. Isso porque existe uma grande diversidade de aplicativos totalmente gratuitos. Caso você tenha alguma dúvida de como a tecnologia pode estar ao seu lado, apenas confira esse artigo. Assim, teremos uma forma bem acessível para treinar o speaking.

Frases e expressões emblemáticas
Mesmo sendo um pouco clichê, há uma grande necessidade de aprendermos orações além de aprender apenas palavras aleatórias em inglês. Há uma necessidade de aprendermos as frases mais comuns e do cotidiano da língua inglesa para desenvolvermos o speaking em inglês. Assim, você irá incrementando sua conversação com gírias e expressões. O que é um grande fator para um avanço do aprendizado. Afinal, devemos estar acostumados com as mais variadas formas de comunicação durante os estudos.

Tente estar preparado para qualquer coisa
Nunca sabemos quando vamos passar por qualquer situação em nossa vida, não é mesmo? Então, algo que devemos estar cientes é que, como estudantes de inglês, podemos passar por situações inusitadas. Contudo, a capacidade de tentar lidar e mediar essas situações deve estar presente. Em qualquer momento poderá haver a necessidade de você colocar o speaking em inglês em prática total. Estando ciente de expressões cotidianas e normais, além de ter um bom vocabulário para que seja possível haver uma comunicação. A melhor maneira de estar preparado para essas situações, é praticar sempre. Além de estar familiarizado com a norma culta da língua e pelo menos as expressões idiomáticas mais básicas.

Saiba adequar as expressões para que elas tenham sentido
Independentemente da situação que você esteja presente, há a necessidade de aprendermos e melhorarmos nosso speaking em inglês. Não adianta nada sabermos lidar com as situações e não conseguirmos aprender a encaixar as expressões de maneira coerente. Esteja sempre de acordo com os métodos de utilizar as palavras que você deseja falar. Neste direcionamento do English Experts, existem alguns exemplos de como empregar o sentido em determinadas orações que você deseja utilizar.

Conheça as frases padrões
Por mais que estejamos adequados a frases mais elaboradas em inglês, uma boa maneira de estudarmos e aprimorarmos nosso speaking em inglês de maneira bem simples, são pelas frases padrões. Não é nenhum pouco estranho você começar aprendendo o mais simples “Olá” e partindo para coisas mais avançadas futuramente. Até citações são possíveis de serem aprendidas para te ajudar durante sua jornada de enriquecimento com o seu speaking. Isso porque esses padrões estão sempre presentes dentro de uma conversação.

Aprenda errando
Como dito acima, normalmente estamos fadados a errar durante nosso aprendizado. Então, nada mais normal do que sermos corrigidos e isso não é algo para se envergonhar, ainda mais quando estamos aprendendo. Aprender com os erros e gostar de ser corrigido, ainda mais por outros estudantes da língua inglesa, pode ser uma maneira bem rica de aprimorar seu speaking em inglês de maneira produtiva. Quando você estiver praticando sua fala e alguém o corrigir, não pense que isso é uma grosseria, mas, sim, uma maneira de você estar aprimorando os seus estudos.

As famosas habilidades são essenciais
Esteja ciente de que não basta apenas estudar a habilidade de speaking para se aprender inglês. Todas as demais habilidades são necessárias para que você consiga obter um bom nível de proficiência no idioma. Então, não se esqueça de que quando estiver estudando o speaking, outras habilidades devem ser praticadas também. Evitando, assim, gerar dúvidas de writing ou reading. Isso porque está sendo apenas aperfeiçoada o speaking. Portanto, acostume-se a sempre ter um equilíbrio entre as quatro habilidades, isso pode ajudá-lo muito nos estudos.

Guarde os seus segredos em inglês
Um diário pode ser uma boa maneira de você estudar inglês contemplando algumas habilidades. Além de você treinar seu vocabulário e a produção de uma sentença respeitando a gramática, é possível que você consiga aprimorar sua oralidade com esse método. Já que estamos acostumados a repetirmos tudo o que escrevemos, esta pode ser uma ótima maneira de melhorarmos o speaking em inglês.

Evite pensamentos negativos
Todas as dicas dadas podem ser feitas em qualquer ambiente que você desejar. Na sua casa, na rua, no trabalho, na internet, enfim, não há uma receita dada para isso. Tudo depende apenas de que você dê o primeiro passo durante sua jornada com o speaking em inglês. Aproveite tudo o que conseguir durante seus estudos. Tudo isso será possível ser feito a partir de você. Basta dar o primeiro passo. Sendo assim, evite pensamentos negativos. Ficar pensando que você não conseguirá melhorar o seu speaking não o ajudará em nada. Pelo contrário, apenas atrapalhará.

Então, seguindo essas dicas de inglês, você poderá treinar e melhorar o seu speaking em inglês. São formas simples, rápidas e eficazes de se melhorar essa habilidade, que podem ser a chave do sucesso para que você consiga se tornar finalmente fluente no idioma. Contudo, siga as dicas da maneira que for mais confortável para você e tenha em mente que a aplicação delas durante os seus estudos fica a critério de cada um. Mas, se segui-las, tenha a certeza de que se você se dedicar, aos poucos seu speaking será aprimorado, basta estudar e ter paciência.


Fontes:
http://benditoingles.com.br/speaking-em-ingles
https://www.uptime.com.br/blog/grupos-de-conversacao-como-eles-ajudam-no-aprendizado-do-ingles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s