Como treinar inglês com séries?

Hey y’all!

Já te ensinamos as melhores maneiras de treinar English com músicas, e também te indicamos ótimas séries para aprender o idioma. Mas se você ainda não sabe a melhor forma de aproveitar suas séries prediletas para os estudos, hoje iremos te explicar direitinho como fazer isso.

Existem inúmeras vantagens em estudar inglês com seriados. A primeira delas é que, em relação aos filmes, eles são mais curtos – geralmente tem duração de 25 a 50 min. Além disso, possuem menos efeitos sonoros que os movies – ainda que seja uma série de ação – o que dá mais destaque aos diálogos e ajuda na compreensão auditiva quando do treino de Listening.

Outro ponto positivo é que trazem muito do cotidiano e cultura do local no qual a trama acontece. Isso é ótimo para quem deseja viajar e precisa entender um pouco sobre a rotina desse país! Ah, e ao escutar os episódios, procure também se adaptar aos diferentes sotaques existentes.

Para começar, escolha o seriado no qual se focará. Procure escolher um que esteja no seu nível de conhecimento. Se você for iniciante no idioma, os melhores são os infantis/juvenis e comédias românticas ou leves, pois não terão falas muito rápidas nem vocabulário muito complexo. Caso já tenha certa experiência, pode optar por algo mais avançado, como séries de ação, algo com diálogos rápidos e cheios de gírias. Ou então pode escolher um assunto específico: para aprender linguagem médica, assista “Grey’s Anatomy” ou “The Good Doctor”; se quer vocabulário business, opte por “Billions” ou “House of Cards”.

Depois de escolhida a série, assista cada episódio no mínimo três vezes, da seguinte maneira:

  1. Assista primeiro com as falas em inglês e legendado em português (seu foco aqui é na compreensão) – dublado em português nunca mais, viu!?
  2. Assista novamente tanto com áudio quanto legendas em inglês (o foco será na leitura). Como você já viu o episódio, já terá uma boa ideia das palavras e conversas apresentadas.
  3. Por fim, assista-o com idioma original e sem nenhuma legenda (foque-se na escuta). Nesse momento, você já estará familiarizado com as cenas e falas dos personagens.

ATTENTION! Ainda que você seja iniciante, pessoalmente sugiro o modo “supletivo”: se você tem pressa e quer aprender mais rápido, é só seguir esses passos na ordem invertida – ou seja, começar do passo 3, depois o passo 2 e por último, se necessário, o passo 1. Assim será muito mais difícil – lógico! – mas bem mais intenso e com melhor aproveitamento. E mesmo se você não entender tudo, o contexto geral e a entonação dos atores te darão uma boa ideia do sentido da cena.

E para finalizar, outra dica boa é anotar as frases e expressões novas ou as que você teve dúvidas. Quando tiver oportunidade, pesquise sobre elas, traduza e tente aplicar na sua conversation.

Faça um teste seguindo essas dicas, e depois conta aqui nos comentários o que achou 😜


Fontes:
https://forum.duolingo.com/comment/16684705
https://www.youtube.com/watch?v=3GEroaUf4Gg
https://www.superprof.com.br/blog/friends-greys-anatomy-para-praticar-o-idioma/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s