Dica para o ENEM: Como interpretar textos em inglês?

Hello there! Como andam os seus estudos?

Bem, o assunto de hoje é um tanto delicado: Interpretação de Textos. Seja no Enem, no vestibular, em concursos, ou até mesmo em exames de proficiência, as provas costumam explorar bastante esse assunto, justamente porque os alunos não vão tão bem nisso…

Outro agravante é que, como a prova do ENEM possui 180 questões de quatro áreas distintas, o aluno tem vários focos de estudo. Isso pode fazer com que algumas disciplinas sejam levadas mais a sério do que outras, ou seja, o estudo da língua inglesa acaba sendo negligenciado. Contudo, criar o hábito da leitura lhe trará benefícios que vão além de passar em uma universidade.

Mas ainda dá tempo de se preparar. E para te ajudar, a gente preparou algumas dicas valiosas que irão te trazer um bom desempenho em Comprehension. (Ah, também fizemos um post sobre Inglês Instrumental, confere aqui.)

  1. Crie o hábito da leitura
    Se a leitura em inglês fosse uma rotina, não haveria nenhuma dificuldade ao responder as provas de interpretação de textos… Criando um hábito de leitura, o aluno fica acostumado às características gerais dos textos, como o tipo de linguagem e vocabulários utilizados, o que facilitará a compreensão. Geralmente, as provas de inglês do Enem apresentam charges, reportagens tiradas de jornais e revistas, citações de contos, etc. Por isso, procure ler um pouco de tudo: livros, quadrinhos, jornais, revistas, artigos, blogs, dentre outros.
    .
  2. Identifique os textos de cada questão
    Ao iniciar sua prova, antes mesmo de fazer a leitura em si, reconheça os textos presentes: identifique os tipos de texto utilizados e saiba do que eles tratam – identifique os temas. Com isso, ficará mais fácil saber como lidar com eles, ou seja, você já presume o tipo de estrutura, de críticas ou e até de questionamentos feitos na prova. E como vai estar habituado com a leitura no idioma, vai ficar ainda mais fácil.
    .
  3. Faça uma leitura rápida
    O tempo que temos para responder uma prova é bem apertado, por isso algumas técnicas como as de skimming e scanning funcionam como grandes aliadas. Na técnica de skimming, você dá uma olhada rápida nas primeiras frases de cada parágrafo, que servem como fontes de informação para que você perceba a ideia geral do texto. Já no scanning, você faz uma verdadeira varredura, tipo um scanner, procurando detalhes e informações específicas, como números, nomes próprios e siglas – informações geralmente trabalhadas nas questões.
    .
  4. Entenda o contexto geral
    Muitos especialistas no assunto de Interpretação afirmam que não é necessário saber o significado de todas as palavras; o importante é entender o contexto geral e a ideia central do texto. E para identificá-lo, entenda primeiramente o título, o cabeçalho (se houver) e descubra a palavra-chave do texto – costuma ser a que mais se repete. Se preciso, leia o texto – e até o enunciado da questão – mais de uma vez para entender o máximo possível. Lembre-se: tudo na questão está ligado ao tema principal abordado por ela; então, ache-o e foque-se nele.
    .
  5. Mantenha-se atualizado
    Essa dica te ajuda não apenas na prova de língua inglesa, mas em qualquer concurso e em todos os assuntos! Não pense que as provas de English abordam apenas a Gramática: hoje elas trazem assuntos como o meio ambiente, economia, política, fenômenos geográficos e muito mais. Por isso, procure assistir jornais, ler revistas e/ou ouvir Podcasts sobre o que acontece no Brasil e no mundo – esteja sempre antenado!
    .
  6. Treino, treino e mais treino
    A prática leva à perfeição! Assim, use as provas do ENEM ao seu favor. Familiarize-se com os tipos de questões – e com os gêneros textuais mais utilizados – resolvendo provas anteriores. Veja também os comentários de professores sobre as questões, a Internet está cheia de sites e recursos que te ajudam a compreender melhor. Além disso, quanto mais questões você fizer, mais confiante tende a ficar.

Por fim, lembre-se dos três Fs: FOCO, FORÇA e FÉ. Com paciência e perseverança, pode ter certeza de que irá atingir os resultados que você deseja! Acredite!

E se precisar de uma ajudinha extra, é só falar com a gente  😉


Fontes:
https://querobolsa.com.br/revista/como-fazer-uma-boa-interpretacao-de-texto-em-ingles
https://www.englishexperts.com.br/forum/como-interpretar-textos-em-ingles-t56087.html
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ingles/dicas-para-gabaritar-prova-ingles-no-enem.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s