Como aprender inglês com música

Se você ama músicas e já descobriu que é possível SIM aprender inglês com elas – veja aqui nosso post sobre isso – é preciso apenas descobrir a maneira mais correta e didática de fazer isso. Veja por onde começar:

  1. Escolha um recurso
    Uma boa dica é o Lyrics Training, que oferece um repertório extenso de músicas, com letras para serem completadas enquanto são ouvidas. É possível escolher o nível desejado (Fácil, Intermediário, Avançado e Fluente) e o tipo de atividade, se múltipla escolha ou escrever a palavra. No nível Beginner, completa-se apenas 10% da música; no Intermediate, 25%; no Advanced, o desafio é preencher 50%; e no Expert – é claro – tudo! Além disso, pode-se usá-lo como karaokê através do aplicativo, para ler e ouvir ao mesmo tempo, e se quiser também cantar junto.
    Outra dica é o site do Letras: ele te mostra letra, tradução, vídeo, legenda e ainda salva suas letras preferidas offline pra você poder dar aquela estudadinha mesmo sem Internet. Ou, se preferir, pode baixar o aplicativo.
    Por último, vale ainda buscar no YouTube: alguns canais, como Aprender Inglês com Música ou mesmo o da Teacher Milena, dão dicas para treinar sozinho. Ou mesmo só de assistir o vídeo da sua música preferida e colocar a legenda já ajuda!
  2. Começe com letras fáceis
    No começo, procure escolher músicas mais lentas, com palavras bem pronunciadas e que falem sobre assuntos comuns. Evite letras cheias de metáforas, pronúncias incomuns ou artistas que “cortam” as palavras. Heavy metal não seja o melhor lugar para começar.
    Se você é um novato de verdade, talvez deva começar por canções infantis ou temas da Disney. Depois, pode evoluindo aos poucos ir para o pop e o rock leve. Quando já tiver praticado bastante, aí sim pode arriscar um Eminem…
  3. Escute a música e anote o que entendeu
    O primeiro passo de fato é escutar com muita atenção e tentar entender o máximo possível das palavras – que variar um pouco de acordo com o seu nível. Depois, tente interpretar o que o cantor quis dizer na letra, entendendo o contexto geral da canção. Por último, seria interessante você escrever a letra com o que acha que sabe – tudo ainda sem “colar”, só de ouvido mesmo. Se necessário, vá pausando e anotando.
  4. Confira a letra
    O segundo passo será usar o aplicativo ou recurso favorito para procurar a letra. Dê o play novamente e, agora, tente entender o significado de tudo na canção, percebendo os sons, pronúncia e ênfase sonora. Se até aqui ainda não conseguir entender tudo, tente buscar a letra traduzida.
  5. Cante Junto
    Por fim, chegou a hora de soltar a voz e treinar como falar todas as palavras. Faça como um karaokê mesmo: coloque o vídeo com legenda e solte a voz! Não se preocupe se você não tem habilidade musical, o foco aqui é acompanhar a letra para treinar sua dicção.
  6. Teste sua memória
    Depois de um tempo e dedicação, você já vai estar conseguindo acompanhar as canções sem precisar ler a letra. Tente lembrar do que “estudou”, das palavras novas e linking sounds. Se precisar, troque uma ideia com alguém que fale inglês – seu professor ou um amigo gringo –para ver se você está se garantindo mesmo. Aí é só sucesso!

Tente fazer tudo isso, e fala pra gente qual música conseguiu! 🎤🎶


Fontes:
https://www.letras.mus.br/blog/aprender-ingles-com-musica/
https://www.fluentu.com/blog/english-por-br/aprender-ingles-atraves-da-musica/
https://www.wizard.com.br/cultura/aprender-ingles-ou-espanhol-com-a-sua-musica-favorita/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s