(Mais) 7 séries para aprender inglês

Hello over there! Como está o seu inglês hoje?

Guys, sempre me perguntam qual a melhor série para se aprender inglês. E com isso, fiz um post há uns meses sobre isso. E como já falei, a resposta é DEPENDE! Cada série tem sua característica específica, então fica a seu critério escolher o estilo que mais lhe agrada. O que vale é treinar o idioma!

Hoje resolvi ampliar a lista de séries que já tínhamos mostrado, trazendo outras opções pra você – caso já tenha terminado as que indicamos antes: 😁

1. How I met you mother

[EUA – 2005/2014 – 9 temporadas – Romance/Comédia]

Essa série é sempre comparada à famosa “Friends”, já que também traz um grupo de amigos em Nova York, falando muito sobre relações de amizade e amorosas. Por ser um pouco mais recente, tem uma pegada mais moderna e, talvez, um tanto “trash”… A primeira cena mostra dois adolescentes em 2030 ouvindo a história de como o pai deles, o arquiteto Ted Mosby, conheceu a mãe deles que é exatamente a tradução do título.

Assim como “Friends”, o inglês falado é o do cotidiano americano, o que traz diversas gírias e uma linguagem informal. E já que o conteúdo é bastante simples, indicada até aos alunos em níveis mais iniciantes.

2. House of Cards

[EUA – 2013 até hoje – 6 temporadas – Drama Político]

Num drama sobre as consequências do poder e da corrupção, Francis Underwood (Kevin Spacey) está sedento por sucesso e nada o detém. Trata-se de uma história onde não há limites para satisfazer o desejo de um homem que ambiciona governar o mundo.

Como enfoca o mundo da política e seus bastidores, “House of cards” é um bom seriado para habituar os ouvidos a um inglês mais formal. Foca mais em uma pronúncia norte-americana, com eventuais sotaques regionais. Ótima também para entender como o sistema legal americano, bem como o meio business, funciona.

3. Black Mirror

[Inglaterra/EUA – 2011 até hoje – 5 temporadas – Ficção científica/Crítica social]

A série faz uma crítica bizarra e inteligente à forma como as pessoas se relacionam e utilizam os meios tecnológicos. Interessante é que os episódios não tem uma sequência padrão você pode assistir na ordem que desejar, mas sugiro seguir a cronologia de lançamento. A maioria se passa em um futuro próximo ou em um presente alternativo.

Como fala da vida das pessoas e do mundo virtual, Black Mirror traz não apenas o vocabulário do dia a dia, mas também relacionado às mídias sociais e à vida digital. Recomendo mais para quem já tem nível de intermediário acima.

4. Grey’s Anatomy

[Estados Unidos – 2005 até hoje – 15 temporadas – Drama médico]

A Grey do título é a médica Meredith Grey, residente em cirurgia do fictício Hospital de Seattle, que protagoniza e narra todo a história. A série alterna, de modo eficaz, tanto os casos médicos que veem ao hospital quanto os dramas pessoais dos pacientes e da equipe médica em si – uns com os outros e também envolvendo os próprios pacientes.

Os termos médicos e científicos são abundantes; ainda ouvidos treinados podem encontrar dificuldade para compreender alguns diálogos. Vocabulário especializado à parte, utiliza-se muitas expressões familiares (“phrasal verbs”, “idioms” e gírias da Costa Oeste americana) e neologismos.

5. Sherlock

[Inglaterra – 2010 até hoje – 4 temporadas – Policial/Detetive]

Essa série reconta, no cenário atual, a parceria do dr. John Watson com o famoso detetive Sherlock Holmes. A dupla soluciona assassinatos e crimes brutais pela capital inglesa, remetendo a muitas histórias originais retiradas dos livros de Conan Doyle, o escritor e criador desses personagens. Eu mega indico a série, mas sou suspeita, porque sou fã de séries policiais.

Holmes ficou cool denovo por conta de o ator principal, Benedict Cumberbatch, que se consagrou mundialmente no papel do Dr. Estranho (da saga Vingadores). O mais interessante é poder conviver um pouco com o inglês na pegada britânica, com direito a expressões do país, como “bloke” (tradução de “homem”) e “baffled” (“perplexo”).

Vale lembrar que os episódios tem duração bem longa (1h30min), mas são apenas três ou quatro por temporada.

 

6. Sex and The City

[EUA – 1998/2004 – 6 temporadas – Romance/Comédia]

Qualquer pessoa que pense em morar na Big Apple precisa assistir a esta comédia romântica sobre quatro amigas e as situações em que se encontram (normalmente hilariantes, às vezes tristes). Como o próprio título diz, falam abertamente sobre sexo e a cidade de Nova Iorque. As mulheres vão curtir bastante a série, já que as personagens estão sempre super bem vestidas e dão conselhos amorosos, sempre nos melhores locais para um “brunch” em Manhattan.

Também traz um inglês do cotidiano, com expressões, vocabulários e pronúncia do cotidiano. Talvez as gírias usadas estejam em desuso, pois a série é dos anos 2000. Ainda sim é parada obrigatória, por ser um clássico da cultura americana, que inclusive virou filme em 2008.

 

7. Os Simpsons

[EUA – 1989 até hoje – 31 temporadas – Comédia Musical/Sátira]

Nada bate “Os Simpsons” se você está à procura de algo divertido pra assistir. A linguagem é muito simples e fácil de compreender, mesmo que não consiga entender algumas das piadas. É um desenho que faz sátiras inteligentes a tudo e qualquer coisa, desde doenças mundiais à crise política americana.

O enredo principal é sobre um modelo clássico familiar americano – pai, mãe e três filhos – e tudo o que envolve o seu cotidiano, desde trabalho e escola, até a aparições alienígenas. Devido a sua variedade de assuntos, traz um mundo de vocabulários, gírias e expressões; além disso, há a possibilidade de observarmos as mudanças culturais e linguísticas ao longo de suas temporadas.

 


Fontes:
http://www.adorocinema.com/series
https://www.ef.edu.pt/blog/language/as-10-melhores-series-para-aprender-ingles/
https://www.mosalingua.com/pt/lista-de-series-tv-americanas-com-legendas-melhorar-ingles/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s