O inglês será crucial para as profissões do futuro?

Há alguns anos, saber English ou outro idioma podia ser um diferencial para carreira, hoje não mais: falar inglês é indispensável. E no futuro, esse quadro ficará ainda mais acirrado, pois será praticamente impossível crescer profissionalmente sem o domínio de outra língua.

Já fizemos uma postagem antes dizendo que ser bilíngue melhora o seu salário em até 60%. Contudo, é preciso comentar sobre algumas profissões do futuro que irão ter como prerrequisito a língua inglesa. Destaco que das 32 profissões listadas (fonte consultada), algumas delas inclusive usam o inglês para sua denominação, como o walker-talker por exemplo.

Confira a seguir quais serão os Future Jobs:

Administrador

Criar seu próprio negócio, ser seu próprio chefe e colocar em prática ideias criativas vem tornando-se algo cada vez mais comum. E administrar envolve ter contato com fornecedores, clientes, parceiros e funcionários. Tais relações estão cada vez mais globalizadas, e não falar inglês deixa qualquer empresário cego para as novas tendências de mercado.

Bioinformacionista

Confesso que nem conhecia tal termo! O profissional bioinformacionista é um cientista que trabalha com informação genética fazendo a ponte entre técnicas clínicas e desenvolvimento de medicamentos. Tal função, extremamente cotados para o futuro, está associada à inovação e ao envelhecimento da população. E para desenvolver-se, tal cientista terá de ler artigos internacionais, participar de congressos em outros países e traduzir as próprias publicações para periódicos científicos, dentre outras coisas.

Comunicação

A criação de conteúdo online modificou bastante a forma de se pensar a comunicação nos últimos anos. Publicidade, audiovisual, relações públicas e marketing são áreas com um mercado de trabalho que há muito tempo tem preterido profissionais bilíngues. Sem mencionar a enorme concorrência existente em tais áreas, já que a quantidade de profissionais recém-formados chegando ao mercado tem aumentado exponencialmente, o que obriga ainda a fluência dos candidatos em inglês.

Coach

O profissional em Coaching tem conquistado cada dia mais espaço no mercado de trabalho. Seja em atendimentos individuais ou grupais, presencialmente ou pela internet, há diversos caminhos para se explorar no crescimento de sua profissão do Coach. Profissionais de quaisquer áreas, de saúde a engenharia, podem se especializar para oferecer serviços de Coaching. E para se manterem atualizados, o inglês é indispensável, já que as grandes novidades e tendências são provenientes de países estrangeiros.

Desenvolvedor de softwares

Aqui é a grande mina de ouro do futuro: toda e qualquer atividade tecnológica só é possibilitada a partir de um software ou aplicativo. Desenvolvedores de Sistemas são, literalmente, os construtores deste mundo digital que permitem as transformações vivenciadas por todos nós  e as que ainda vamos vivenciar. Algumas das funções cotadas são “Especialista em E-commerce”, “Creators” (“Influenciadores Digitais”) ou mesmo “Assessor de creators”. Desnecessário dizer que tudo no meio digital é in English

Estudante profissional

Para os que almejam seguir a carreira acadêmica, o inglês também se torna indispensável, já que ele é a principal via de comunicação em intercâmbios entre instituições brasileiras que possuem programas de internacionalização do ensino superior e seus parceiros no mundo. Exitem inúmeras instituições que oferecem bolsas e custeio de ensino para quem domina English.

Operador de Drones

O uso dos drones por setores como correios, segurança, varejos e até mesmo em hospitais tem se tornado cada vez mais comum. Portanto, profissionais que entendam esse tipo de equipamento terão um espaço promissor em um futuro mercado de trabalho. E advinha em que idioma são seus manuais e softwares?

Professor online

Vê-se diversas cases de sucesso dos professores que deixaram a sala de aula tradicional para ministrar suas disciplinas pela internet, seja em canais próprios ou outras plataformas digitais. O Ensino à Distância (EaD) tem-se expandido muito nos últimos anos, graças à comodidade, seja para os alunos ou mesmo para os instrutores, de não ter de sair de casa para as aulas. E certamente tem-se optado por cursos de English online.
Caso tenha interesse, temos essa modalidade: você não tem mais desculpas para estudar inglês (contate-nos que te explicamos melhor)!

Tecnologia da informação

A programação deixou de ser “coisa da galera de T.I.” e tornou-se um diferencial em praticamente todas as áreas. Tudo graças à grande expansão das tecnologias do Vale do Silício. E os softwares e códigos de programação empregados no cotidiano – claro! – são criados em inglês. Vale a pena aprender o idioma e essa habilidade: os salários em ‘T.I.’ podem chegar a R$ 16 mil por mês!

Turismo e hotelaria

Turismo nunca sai de moda: cada vez mais as fronteiras diminuem e as pessoas buscam conhecer novos lugares. E nosso país é repleto de belezas naturais, o que faz com que se torne um dos destinos mais visados pelos viajantes – principalmente na região Nordeste. E se engana quem acha que a área já está saturada.

Walker-talker

No filme de ficção científica “Her”, a existência de uma inteligência artificial que tem a capacidade de compreender sentimentos humanos é o tema central da narrativa. Embora, na vida real, ainda estejamos um tanto longe de contar com dispositivos de I.A. como esse, especula-se a popularização da profissão de Walker-talker. Comparável às famosas damas de companhia nas cortes de tempos remotos, o Walker-talker nada mais é que o profissional que faz companhia à pessoas solitárias, uma espécie de “babá para adultos”. E provavelmente mais ainda visado em países do primeiro mundo, em que as famílias são reduzidas e as pessoas vivem muito mais! – assim, saber outros idiomas ajudará na função.

 

Como está o seu inglês? Preparado para o futuro?

 



Fontes:

https://c2ti.com.br/blog/as-x-carreiras-do-futuro-inovacao https://www.midiamax.com.br/midiamais/2019/exigencia-do-ingles-para-as-profissoes-do-futuro-pode-ser-crucial/
https://www.wizard.com.br/wizkids/blog/para-os-pais/profissoes-do-futuro-e-como-o-ingles-sera-essencial-para-elas/https://www.wizard.com.br/wizkids/blog/para-os-pais/profissoes-do-futuro-e-como-o-ingles-sera-essencial-para-elas/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s