Escola bilíngue, internacional ou curso de idiomas

A dica de hoje é mais para quem quer ver os filhos aprendendo inglês… 😉

Muitos ficam indecisos com a quantidade de opções que hoje estão disponíveis, como uma escola internacional, um sistema bilíngue ou mesmo curso tradicional.

Infelizmente, nem todos sabem a diferença entre elas! Por isso, iremos falar um pouco sobre as vantagens e pontos a se observar em relação a tais modalidades.

Escola internacional

As escolas internacionais de ensino fundamental e médio surgiram a partir das necessidades de educação de famílias estrangeiras residindo no Brasil. Tanto os alunos quanto o corpo docente é misto, composto de alunos e professores estrangeiros e brasileiros. A grade curricular pode atender aos requisitos da política educacional brasileira e da estrangeira, normalmente norte-americana ou britânica. O objetivo principal é a utilização harmônica de ambos os idiomas para a integração dos alunos estrangeiros. Essa harmonia desenvolve na criança a proficiência em ambas as línguas, bem como o desenvolvimento dos diferentes valores culturais.

Ensino internacional

Atualmente, muitas escolas tradicionais estão optando pelo ensino internacional incorporado à grade curricular. No ensino internacional, o estudante normalmente tem contato com inglês nas cinco áreas do conhecimento (Matemática, Ciências, Geografia, História e Inglês) e faz provas discursivas no idioma. O ensino como um todo segue as mesmas diretrizes do modelo europeu ou norte americano, dependendo do país de origem da instituição, e não as diretrizes do Ministério da Educação do Brasil (MEC). Isso significa uma carga horária diferente da brasileira, inclusive com um ano a mais de estudo no ensino médio.

Assim, essa só se torna uma opção interessante caso a família tenha a intenção de se mudar do Brasil e queira facilitar a adaptação do aluno nos estudos lá fora. Contudo, se os planos são permanecer no Brasil e entrar nas universidades do país, esta opção não é viável, pois o aluno precisará fazer aulas extras para conseguir prestar o Enem e o vestibular.

Outra característica é seu alto custo, sendo geralmente 25% maior do que de uma escola bilíngue.

Escola bilíngue

Na escola bilíngue, a grade curricular seguida é a brasileira, mas há uma carga horária mínima de duas horas diárias de ensino de inglês com disciplinas curriculares ministradas no idioma, como matemática, ciências, dentre outras. Os pais devem observar se os funcionários e professores da instituição são fluentes no segundo idioma oferecido pela escola, para que o aluno tenha realmente a vivência bilíngue. Caso contrário, há o risco de a criança aprender expressões com o professor de inglês, mas os professores de outras disciplinas ou funcionários não compreenderem tais expressions.

O custo de uma escola bilíngue geralmente é 30% maior do que de uma escola regular. Outra problemática é em relação ao ensino ser traduzido em vez de agregado. Algumas escolas bilíngues tem ensinado as aulas em inglês e feito a tradução dessas aulas para o português, ou vice-versa. Ou seja, enrolação!

Escola de idiomas

Umas das opções mais escolhidas estão os cursos de inglês, pois ensinam o inglês do cotidiano, em carga horária variável de duas a quatro horas semanais, geralmente em dois encontros. Como benefício, pode-se observar o fato de se ter turmas reduzidas, em média de 2 a 10 alunos, o que permite um ambiente totalmente focado, com conversação e escrita. Além disso, muitos cursos oferecem atividades extraclasse e ferramentas tecnológicas para auxiliar no aprendizado fora da sala de aula, como aplicativos e jogos digitais. Muitas escolas inclusive oferecem uma certificação internacional para comprovar o nível obtido.

É importante que os pais analisem a melhor opção, financeira e didaticamente falando. Também é preciso acompanhar o aprendizado do aluno, pois ele pode não se adaptar ao ensino adotado.

Espero que tenham gostado! See ya next time!  👍


Fontes:
https://www.sk.com.br/sk-intsch.html
http://www.auladeinglesondequiser.com.br/2018/05/curso-de-idiomas-escola-bilingue-ou.html
https://www.segs.com.br/educacao/149651-entenda-as-diferencas-das-escolas-internacionais-bilingues-e-cursos-de-idiomas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s