News

Ensinar inglês não é fácil!

Guys, hoje o post tem um ar de desabafo… Minha intenção é abrir um pouco a mente dos estudiosos da língua inglesa – ou mesmo de outras – e quem sabe, ajudar os aspirantes a professores.

Pra início de conversa, pense um pouco: se você acha que aprender inglês é difícil, imagina ensinar! E não é apenas imaginação, realmente não é tarefa fácil, porque precisamos estar sempre estudando, preparando aulas, correndo pra lá e pra cá…

Um bom professor estuda, no mínimo, duas vezes mais que os alunos. E ainda corre o risco de ser indagado com uma pergunta que não saiba responder. Pior é quando o professor responde um “não sei” e é quase linchado por não ter a resposta… “Professor, você tem que saber!”.

People, é normal não saber de tudo, ninguém sabe tudo sobre tudo, também não há como saber TUDO sobre determinado assunto… Imagina sobre algo vivo, que está em constante mudança e adaptação, que é a língua falada!

Gosh, isso significa que um aspirante a aluno de inglês tem que desistir? DE JEITO NENHUM! Se eu que já ensino a um tempo, imagina vocês que estão começando agora.

A verdade é que, além de lecionar o idioma, precisamos ser um pouco psicólogos e compreender a natureza humana. Meu trabalho muitas vezes se resume em trazer confiança ao aluno de que ele/a pode sim falar e entender English.

O que poucos entendem, mas todos precisam saber é: para realmente falar um idioma, é preciso VIVÊ-LO! Viver uma língua significa estar em contato constante, adaptá-la em todos os momentos e situações, pensar na linguagem e cultura… E isso é o mais complicado de “enfiar” na cabecinha deles…

Por isso, depois dessa confissão, só peço que você ajude o seu professor a te ajudar! Na verdade, se você SE ajudar, acreditando que pode aprender inglês e colocando ele como parte importante na sua vida, já é mais da metade do esforço…  😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s