13 fatos sobre Friday 13th!

Sexta-feira 13 já dá medo só de ler! Sem contar o filme aterrorizante que fizeram sobre isso… OMG! Mas hoje vamos trazer alguns Fun Facts para que você conheça um pouco e quem sabe passe a temer menos essa data tão cheia de superstição envolvida…

1. Não se sabe porque é um dia temido
Muito pouco se sabe sobre as origens dos estudos dessa data. Alguns historiadores acreditam que as superstições em torno dela surgiram no final do século XIX. A primeira menção documentada do dia pode ser encontrada na biografia do compositor italiano Gioachino Rossini, que morreu em uma sexta-feira 13. Um livro de 1907, “Friday the Thirteenth”, do empresário americano Thomas Lawson, pode ter perpetuado ainda mais a superstição. Outros acreditam que o mito tem origens bíblicas: Jesus foi crucificado em uma sexta-feira e havia 13 convidados na Última Ceia na noite anterior à sua crucificação. Outro relato sugere que o dia está associado a infortúnio desde 1307, quando em uma sexta-feira 13, o rei francês deu ordens para prender centenas de Cavaleiros Templários.

2. O medo é muito real …
Tão real que um nome científico não era suficiente. O medo da sexta-feira 13 também é chamado de “friggatriskaidekaphobia” ou “paraskevidekatriaphobia” em português, “parascavedecatriafobia”. Friggatriskaidekaphobia vem de Frigg, a deusa nórdica da sabedoria que dá nome a Friday, e das palavras gregas triskaideka, que significa 13, e phobia, que significa medo. Paraskevidekatriaphobia também é derivado do grego: paraskeví se traduz como sexta-feira, e dekatria é outra maneira de dizer 13.

3. … e bastante comum
Especialistas dizem que a “parascavedecatriafobia” afeta milhões de pessoas e estimam que as empresas, especialmente as companhias aéreas, sofreram graves perdas nessa data. “Triscaidecafobia”, ou o medo do número 13, é ainda mais disseminado. Tanto que muitos prédios, hotéis e hospitais pulam o 13º andar, e muitos aeroportos não têm portões com os números 13. Em muitas partes do mundo, ter 13 pessoas à mesa de jantar é considerado azar.

4. Sexta-feira 13 pode vir em trio
Uma má notícia para todos vocês que temem esse dia: todos os anos terão pelo menos uma sexta-feira 13. A boa notícia é que não pode haver mais do que três sextas-feiras 13 em qualquer ano civil, já que o maior tempo que se pode passar sem ver uma sexta-feira 13 é de 14 meses.

5. Culpe o domingo
Para um mês ter uma sexta-feira 13, o mês deve começar em um domingo.

6. Os padrões se repetem no calendário
Existe um método de calendário para a loucura da sexta-feira 13. Sempre que um ano comum começa em uma quinta-feira, os meses de fevereiro, março e novembro terão uma sexta-feira 13. Isso vai acontecer 11 vezes no século 21. O padrão fevereiro-março-novembro se repete em um ciclo de 28 anos. No século 21, o ciclo começou em 2009. Em 2015, 6 anos depois, Friday 13th ocorreu em fevereiro, março e novembro. Isso não acontecerá por mais 11 anos até 2026 e teremos que esperar novamente por 11 anos até 2037 para ver a trilogia de fevereiro, março e novembro. Esse padrão se repetirá a partir de 2043, 6 anos após 2037.  (Meio doido, right?!)  🤔

7. Mesmo durante anos bissextos
Três sextas-feiras 13 também podem ocorrer em um ano bissexto. Se o dia 1º de janeiro de um Leap Year cair em um domingo, os meses de janeiro, abril e julho terão, cada, uma sexta-feira 13. No século 20, isso aconteceu em 1928, 1956 e 1984. E no século 21 isso vai acontecer quatro vezes em 2012, 2040, 2068 e 2096. Notou algo interessante? Sim, é o ciclo de 28 anos novamente!

8. Alfred Hitchcock nasceu no dia 13
O mestre do suspense nasceu em 13 de agosto de 1899 – assim, na sexta-feira, 13 de agosto de 1999 seria seu centésimo aniversário. Ele fez sua estréia na direção em 1922 com um filme chamado Número 13. Infelizmente, o filme estava condenado desde o início e nunca saiu do papel devido a problemas financeiros. Outras celebridades e personalidades conhecidas que nasceram on Firday 13th incluem: as atrizes Mary-Kate e Ashley Olsen; o romancista e dramaturgo, Samuel Beckett, e o ex-presidente de Cuba, Fidel Castro.

9. É um dia de azar apenas para alguns
Sexta-feira 13 não é universalmente visto como um dia de miséria. Por exemplo, na Itália, o dia que traz azar é sexta-feira 17, e não 13 . Na verdade, o número 13 é considerado um número da sorte! Na Grécia e em muitos países de língua espanhola. terça-feira 13 que é considerado um dia de infortúnio.

10. Pesquisas sugerem que pode não ser azar
Há muito pouca evidência para mostrar que a sexta-feira 13 é realmente um dia de azar. Muitos estudos mostraram que esse dia tem pouco ou nenhum efeito em eventos como acidentes, visitas a hospitais e desastres naturais.

11. Dia de filmes com maior bilheteria
O sucesso comercial da saga Friday the 13th inclui 12 filmes de terror, uma série de televisão e vários livros que enfocam maldições e superstições. Mesmo que os filmes e a série recebam consistentemente críticas negativas, eles têm grande número de seguidores. A máscara do protagonista dos filmes, Jason Voorhees, é uma das imagens mais conhecidas da cultura popular.

12. Dia para aumentar a segurança
Desde 1995, a Finlândia dedica a sexta-feira 13 para comemorar o Dia Nacional do Acidente. O dia visa aumentar a conscientização sobre a segurança – nas estradas, em casa e no local de trabalho.

13. Um asteroide em 2029
Sexta-feira, 13 de abril de 2029 um asteroide voará com segurança pela Terra. Quando o 99942 Apophis foi descoberto em 2004, pensava-se que ele tinha uma pequena chance de colidir com o nosso planeta. Mas você pode ficar tranquilo porque, desde então, os cientistas revisaram suas descobertas, mostrando que não há absolutamente nenhum risco de o asteroide impactar a Terra nem a Lua.

 


Fonte:
https://www.timeanddate.com/calendar/13-things-friday-13.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s