Culture, Fun facts

Education in the US: saiba como funciona o ensino americano

Devido à sua qualidade de ensino internacionalmente reconhecida, os Estados Unidos, é um dos destinos preferidos de estudantes das mais diversas partes do mundo.

Para começar, é importante saber que o ano letivo in the USA começa no mês de agosto e termina em junho. Há pequenos recessos durante o ano, um no mês de dezembro, em comemoração ao Natal e Ano Novo, e uma semana no mês de março, na chegada da primavera (Spring Break). E as aulas são em período integral para todos os módulos, até a conclusão do High School. Ou seja, desde bem pequenos, os alunos costumam ficar 8 horas na escola!

O sistema de ensino básico norte-americano compreende 12 anos ou séries (“grades”) – desde o Elementary, Middle até o High School, enquanto o ensino superior pode passar dos 10 anos. Seguem, em ordem cronológica, a divisão das etapas de ensino (adiante iremos falar um pouco mais sobre algumas delas):

  • Pre-kindergarten (também chamado de “Pre-K” ou “PK”)   seria o jardim de infância: as crianças têm entre 3 e 5 anos.
  • Kindergarten  equivaleria à antiga “alfabetização”: os alunos têm 5 ou 6 anos.
  • Primary school / Elementary school ⇒  Cinco graus, da 1ª à 5ª série, e a idade dos estudantes é de 6 a 11 anos.
  • Middle school / Junior high school ⇒  Três graus, da 6ª à 8ª série, e os alunos têm de 11 a 14 anos.
  • High school  Quatro graus, da 9ª à 12ª série, e esses adolescentes têm entre 14 e 18 anos. Equivale ao nosso ensino médio.
  • Higher education ⇒ ensino superior, que pode ser técnico ou profissionalizante (2 anos) ou universitário (4 anos).
  • Academic studies  estudos acadêmicos, incluindo Bachelor’s, Master’s e Doctor’s degree.

 

HIGH SCHOOL
A primeira singularidade do American High School é sua duração de 4 anos (1 ano a mais que aqui no Brasil). Além disso, a escolha das disciplinas é bem flexível: o aluno tem que fazer as 4 disciplinas obrigatórias (inglês, matemática, história e política) e escolher dentre as demais (física, química, artes, redação, debate, esporte, culinária, dentre outras) aquelas que tem mais afinidade ou simples preferência. Outro fato interessante: na escola, a sala é do professor, ou seja, o aluno é quem se desloca até a sala conforme a disciplina cursada  – ele passa o dia migrando de classroom!

ATTENTION! Existe uma nomenclatura peculiar para identificar os alunos conforme seu ano de estudo no High School: “Freshmen” (1º ano), “Sophomores” (2º ano), “Juniors” (3º ano) e “Seniors” (4º ano). Bacana que esses termos também valem para o college!  🤓

 

HIGHER EDUCATION
O nível superior é alcançado em um “college” ou “university”. Nelas, os alunos podem obter um diploma de graduação, chamado Bachelor’s degree, e os estudantes que o obtêm são considerados undergraduates. O nível posterior é o mestrado (Master’s degree) e os alunos que o obtêm são considerados graduates. A seguir, os graduate students também podem fazer um doutorado (Doctor’s degree ou PhD), que costuma durar três anos e baseia-se em uma pesquisa inédita.

Entretanto, é importante ressaltar a diferença entre os termos “college”e “university”. A palavra “college” não tem o mesmo significado em todos os países, o que pode criar confusão para estrangeiros interessados ​​em estudar nos EUA. Instituições com “college” no nome são menores e enfatizam o ensino de graduação, mas oferecem menos oportunidades de pesquisa que as universidades.

Já “universities” são maiores, podem ser públicas (“state”) ou particulares (“private”), e oferecem uma diversos programas de graduação e pós-graduação. Dentre as universidades privadas podemos citar a Princeton University, enquanto a University of Michigan seria um exemplo de uma pública.

Além disso, grandes “universities” podem ser compostas de divisões menores chamadas “colleges”, e cada uma delas tem um foco acadêmico específico, como negócios, engenharia ou serviço social.

Outra instituição de ensino superior são as chamadas “community colleges”. São escolas de dois anos que concedem graduação tecnológica e certificados relacionados à carreira. Alguns alunos até começam a estudar em uma faculdade comunitária e depois se transferem para uma universidade de quatro anos para concluir o bacharelado. Curiosidade: muitas delas oferecem cursos intensivos de English para estrangeiros!

E por último, existem os “Institutes of Technology”, escolas que fornecem pelo menos quatro anos de estudo em ciência e tecnologia. Alguns têm inclusive programas de pós-graduação, enquanto outros oferecem cursos de curta duração. O mais famoso deles é o MIT (Massachusetts Institute of Technology).

O ingresso em programas de pós-graduação geralmente dependem do desempenho acadêmico ou da experiência profissional de um estudante, bem como de sua pontuação no exame de admissão. Menos de 10 por cento dos alunos americanos entram em cursos de pós-graduação; em sua maioria, depois de obter seu diploma de Bachelor, seguem diretamente para o mercado de trabalho.

 

BACHELOR’S DEGREE
Normalmente, leva cerca de quatro anos para se obter um diploma de Bachelor. Nos primeiros dois anos de estudo, o aluno tem de fazer uma ampla variedade de aulas em diferentes disciplinas, conhecidas como “cursos pré-requisitos”: literatura, ciência, artes, história, etc.

Os cursos ou disciplinas são costumeiramente chamadas de “credits”, e geralmente uma graduação demanda 80 créditos, incluindo disciplinas obrigatórias (mínimo de 48 créditos) e optativas (28 créditos). Em geral, cada conteúdo vale entre 3 e 5 credits.

Existem algumas peculiaridades no ensino superior americano: a divisão de MAJOR e MINOR. Um “major” é o campo específico e principal de estudo no qual o aluno irá se focar mais, enquanto o “minor” seria um estudo secundário em menor foco/grau, mas que haja certo interesse em seu aprendizado.

Por exemplo, se o “major” é jornalismo, o undegraduate será obrigado a fazer um certo número de cursos neste campo, a fim de atender aos requisitos necessário para obter o diploma em Journalism. Porém, o estudante somente deve escolher seu “major” no início do seu terceiro ano de curso.

A boa notícia: é possível mudar o “major” inúmeras vezes se você quiser! Claro que mudar de curso pode resultar em mais aulas, o que significa mais tempo e dinheiro.

 

MASTER’S DEGREE
Esse nível de graduação é obrigatório para cargos de nível superior em biblioteconomia, engenharia, saúde comportamental e educação, bem como estudantes estrangeiros só podem estudar in the USA com este nível.

Para obter “master’s degree”, o estudante deve preparar um longo trabalho de pesquisa chamado “master’s thesis” ou “master’s project”, e o programa de mestrado geralmente leva de um a dois anos para serem concluídos. Outrossim, para ser admitido nesse tipo de programa, é preciso tirar boas notas em testes específicos, como o LSAT (Law School Admission Test) para Direito, o GRE (Graduate Record Examination) ou o GMAT (Graduate Management Admission Test) para Administração, e o MCAT (Medical College Admission Test) em Medicina.

Algumas das classificações no mestrado podem ser:

  • Master of Business Administration (M.B.A.) ⇒  Mestre em Administração
  • Master of Arts (M.A.) ⇒  Mestre em Artes
  • Master of Science (M.S.) ⇒  Mestre em Ciências
  • Master of Education (M.Ed.) ⇒  Mestre em Educação
  • Master of Fine Arts (M.F.A.)   Mestre em Belas-Artes


Disciplinas médicas (medicina ou psicologia) possuem pós-graduações específicas, como residências e estágios, que devem ser impreterivelmente concluídas para se exercer a profissão.
Outros programas profissionais como Direito e Administração não têm esse tipo de requisitos formais, embora os graduados em direito tenham que fazer o BAR exam (semelhante ao da OAB) para praticar a profissão legalmente in the USA.

ATTENTION! Alguns alunos buscam um nível de graduação entre o Mestrado e o Doutorado, chamado Especialista em Educação (Ed.S.).

 

DOCTORATE DEGREE
Na maioria das instituições – mas não todas – a obtenção de um mestrado é considerado o primeiro passo para obter um doutorado. Para estudantes internacionais, pode levar até cinco ou seis anos, preenchidos com aulas, seminários, pesquisas e criação de tese ou dissertação com conteúdo inédito, esta devendo ser oralmente apresentada. Algumas das classificações podem ser:

  • Doctor of Philosophy (Ph.D.) ⇒ Doutor em Filosofia
  • Doctor of Education (Ed.D.) ⇒ Doutor em Educação
  • Doctor of Arts (D.A.) ⇒  Doutor em Artes
  • Medicine Doctor (M.D.) ⇒  Médico
  • Juris Doctor (J.D.) ⇒  Doutor em Direito

 


Fontes:
https://www.studyusa.com/en/a/58/understanding-the-american-education-system http://www.ccbeu.com/como-funciona-o-sistema-educacional-nos-estados-unidos/?nome=&email=
https://en.wikipedia.org/wiki/Education_in_the_United_States#Preschool_and_pre-kindergarten
https://www.usnews.com/education/best-colleges/articles/2018-02-14/understand-the-difference-between-a-college-and-university-in-the-us

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s