Fun facts, Vocabulary

Interjections que você deveria conhecer

Além das gírias (slangs), existem certas palavrinhas que usamos no dia-a-dia que podem demonstrar todo o nosso sentimento naquela situação: as interjeições. Segundo o The Free Dictionary, interjeição “é uma palavra, frase ou som usado para transmitir uma emoção como surpresa, excitação, felicidade ou raiva”. Na verdade, podem incluir desde uma saudação até um xingamento – entenda “palavrão”.

Sabendo disso, resolvi trazer exemplos que você deveria conhecer, por serem frequentemente usadas, e ainda explicamos um pouco a sua origem – claro, para que se possa entender a melhor ocasião em aplicá-la. Confira!

  1. Attaboy / attagirl
    É usada para mostrar encorajamento ou aprovação para uma pessoa qualquer, menino, garota, mulher ou homem, e até animais! Example: Attaboy! That’s the way to hit a home run!  [Bom garoto! Essa é a maneira de acertar um home run!]
  2. Ahoy
    Alexander Graham Bell ficaria realmente satisfeito se “ahoy!” entrasse em voga. O inventor do telefone originalmente sugeriu que esta expressão fosse usada ao atender o telefone como uma saudação. E a palavra vem da gíria náutica em meados do século XVIII. Diz-se que Thomas Edison introduziu o “hello” como a saudação alternativa, além do uso da palavra como uma saudação geral.
  3. Aloha
    Esta palavra havaiana é excelente porque pode ser usada tanto como uma saudação como uma despedida, além de “bons desejos”, “amor” ou “afeição”. Ela deriva da mesma fonte que a palavra maori “aroha”, que significa “amor, carinho, piedade”.
  4. Bada-bing
    Usada para enfatizar que algo acontecerá sem esforço e de maneira previsível. Essa palavra pode ter se originado em imitação do som de um rufar de tambor e de um prato. Porém, foi popularizada pelo filme de 1972 – O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola: “Você precisa se aproximar assim e bada-bing! você explode seu cérebro por todo o seu belo terno da Ivy League”.
  5. behold
    Frequentemente usado no imperativo para chamar atenção para algo, semelhante a “observe!”, “olhe!” ou “veja!”. Example:We had our best year of sales! Behold the results!” [“Tivemos o nosso melhor ano de vendas! Contemplem os resultados!”]
  6. Bingo
    Serve para anunciar que alguém ganhou um jogo de bingo. Exatamente por isso, pode expressar a conclusão repentina ou súbita de um evento, a ocorrência de uma ideia ou a confirmação de um palpite. Example: “Bingo! That’s exactly what I was looking for!”  [“Bingo! Isso é exatamente o que eu estava procurando!”]
  7. Chug-a-lug
    Da próxima vez que você estiver em um pub e alguém estiver demorando para tomar uma bebida, experimente usar essa expressão! “Chug” significa beber algo rápido, sem respirar, mas pode também ser usada de forma mais completa.
  8. Eureka
    Uma das interjeições mais famosas de todos os tempos, “eureka” vem do grego heurēka (“eu encontrei”), e foi proferida por Arquimedes após sua descoberta sobre como determinar a pureza do ouro. Dizem que ele fez a descoberta ao entrar em um banho rotineiro, por isso, a expressão tornou-se um grito de alegria ou satisfação ao descobrir algo do nada!
  9. Geronimo
    Usado como um grito de guerra pelos pára-quedistas americanos, tal termo tornou-se por associação algo gritado por aqueles que dão grandes saltos ou algo de grande exultação. Sua origem é o nome de um chefe índio apache, que viveu de 1829 a 1909, embora não haja consenso sobre os motivos por trás desse uso.
  10. Mother-of-pearl
    Literalmente, “madrepérola” refere-se à camada interna lisa e iridescente da concha de alguns moluscos. Figurativamente, aplica-se em situação para mostrar surpresa, descrença ou desânimo. Provavelmente é um eufemismo ou uma forma de não remeter a religião – em vez de usar “Mother of God!” (“Mãe de Deus!”).
  11. Open sesame
    No conto Ali Baba e os Quarenta Ladrões, “abre-te, Sésamo” é a frase mágica que abre a porta para a caverna dos ladrões. Quando alguém estiver prestes a abrir uma porta para você, sinta-se à vontade para injetar um pouco de mágica no ato.
  12. Roger
    Origina-se da linguagem em comunicação por rádio: a letra R antes era dita como para “roger” e representava que o outro lado tinha recebido a mensagem enviada – e por isso, o R sozinho no código de rádio hoje é ‘romeo’. Atualmente, “roger” é usado para confirmar que uma mensagem foi entendida ou aceita. Example:Mom always says to me a lot of things, like ‘clean your room’ or ‘wash the dishes’. I just answer ‘roger’!”  [“Mamãe sempre me diz muitas coisas, como ‘limpe seu quarto’ ou ‘lave a louça’. Eu apenas respondo ‘entendido’!”]
  13. Shazam
    Essa interjeição mágica não é tão antiga quanto “abracadabra”. “Shazam” data da primeira parte do século 20, e foi oficialmente usada em uma edição inicial da Whiz Comics, como o nome de um velho bruxo que transforma Billy Batson no Capitão Marvel.
  14. Yikes
    Usado para mostrar medo moderado ou alarme, mas também pode expressar surpresa. Example:Yikes! Our boss arrived!”  [“Eita! Nosso chefe chegou!”]
  15. Yowzer
    É uma exclamação de aprovação ou afirmação entusiástica. Variações incluem “yowsers” e “yowza”.

Gostou? Tem alguma interjeição que você conhece ou queira saber o significado?

 


Fontes:
https://www.thefreedictionary.com
https://blog.oxforddictionaries.com/2015/07/22/34-interjections-you-should-use/
http://grammar.yourdictionary.com/parts-of-speech/interjections/list-of-interjections.html

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s