News

Qual a melhor idade para começar a ensinar inglês a crianças?

Sempre respondo àqueles que me perguntam isso: desde a barriga! Se uma criança aprende um idioma desde o início da vida, será ainda mais fluente nele. Claro, é preciso alguns cuidados e observações antes de sair dando aulas de English para seu filho…

Pesquisas mostram que é na primeira infância que se tem maior facilidade de absorção e aprendizado. Desde o nascimento até por volta dos 3 anos, kids estão em processo de reconhecimento do vocabulário que já escutaram até então.

Assim, ao assistir seriados de TV, ouvir músicas ou mesmo palavras soltas em uma segunda língua, os bebês podem obter ferramentas essenciais para serem usadas na fala depois. De modo geral, são nos primeiros 6 anos de vida que a criança tem a capacidade cognitiva para aprender dois idiomas como sendo apenas um.

E é exatamente por isso – “leve dois por um” – que os pais temem tanto começar cedo: será que ele irá misturar tudo? YES and NÃO! Quando aprendidas simultaneamente, ambas as línguas serão naturais, ou seja, para a criança, tanto faz olhar para o céu e dizer “estrela” como “star”; no seu pequeno cérebro, esta e aquela são iguais.

Não ache estranho: é apenas por não terem sua “tecla SAP” bem desenvolvida que os miúdos podem misturar idiomas diferentes, inclusive dentro de uma mesma frase! Em minhas aulas para os pequenos, era muito comum perguntar-lhes “How old are you?” e ouvir a resposta “cinco”. Perceba que eles sabiam exatamente o que eu estava falando, mas respondiam em português por ser o caminho mais “fácil” da língua materna.

Uma estratégia que funciona bem para evitar esse tipo confusão é colocar um adulto para falar somente no outro idioma com o pequeno; assim este irá associar aquele com a língua, para deixar cada coisa em seu lugar…

Lembre-se de sempre criar um ambiente casual para motivá-los nesse processo; nada de querer montar uma sala de aula, com tarefas de casa nem provas! Envolva os garotos em conversations, para assim captar e assimilar sons e sotaques naturais.

Muita atenção: as sugestões que demos até agora são para iniciar o hábito de OUVIR (listening), isto é, não tente alfabetizar os pequenos sem ter devida formação para tal. Isto porque não é aconselhado lidar com ESCRITA em dois dialetos distintos, antes que se esteja letrado na língua mãe. Por isso, nada de ficar mostrando palavras escritas, nem ficar treinando soletração ou caligrafia in English antes dos 7 anos…

E não force a barra! Se você conversar em outra língua, mas ainda sim the kid esteja no modo Portuguese, deixe-o! O importante é que ele te entenda e saiba devolver suas perguntas. Elevar demais suas expectativas para com o aprendizado dele pode trazer consequências ruins para você e ele!

 

Por fim, é importante que os pais se recordem de que o estudo só será eficaz quando a criança percebe motivo para tal e assimila a atividade como algo prazeroso e importante. Cursos de inglês focados em ensino infantil são divertidos e criam um ambiente bastante benéfico ao aprendizado.

E se precisar de algo, talk to us=D

 



Fontes:

http://www.wizard.com.br/wizkids/blog/para-os-pais/por-que-seu-filho-deve-estudar-ingles/
http://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-bis/existe-uma-idade-certa-para-comecar-o-estudo-bilingue/
https://www.parents.com/toddlers-preschoolers/development/language/bilingual-babes-teach-your-child-a-second-language/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s