Hum… Começamos fazendo você pensar, certo? Você já se fez essa pergunta? É difícil saber com certeza qual o nível de proficiência em línguas estrangeiras! E muitas vezes não fica claro para o estudante em quais habilidades investir mais tempo e estudo a fim de adquirir fluência.
Concluir um curso de idiomas não garante 100% uma boa nota em um teste de nível; também um aluno que nunca tenha formalmente estudado inglês pode tirar nota máxima em um simulado de inglês. O que conta é o quanto você fala e compreende o idioma, sem importar como ele foi aprendido!
Quer fazer um pequeno simulado, para ter uma ideia de como está seu English? Então clique aqui!
Uma dos primeiros pontos importantes é entender como tais habilidades são avaliadas em exames internacionais. O padrão por trás de todos os testes de certificação de proficiência é o quadro CEFR (“The Common European Framework of Reference for Languages”), ou “Quadro Europeu de Referência para Línguas”, em português.
Trata-se de uma escala internacional de parâmetros de desempenho em língua estrangeira que descrevem, de maneira ampla, as competências de um usuário em cada etapa do processo de aprendizagem.
Assim, o CEFR fornece uma tabela para comparação de proficiência em diferentes idiomas e é usados para elaboração de programas de línguas, exames, materiais didáticos… Seus níveis vão de A1 a C2, e são diretamente relacionados às notas e certificados concedidos. Veja a seguir os níveis de classificação do CEFR:
- A1 (Beginner) – iniciante
- A2 (Elementary) – básico
- B1 (Intermediate) – intermediário
- B2 (Upper intermediate) – intermediário-avançado
- C1 (Advanced) – avançado
- C2 (Proficient) – proficiente, fluente
Ok, but… O que é exatamente ser básico ou avançado? Colocamos uma pequena tabela com os requisitos de cada nível:
É preciso lembrar que uma certificação de inglês é exigida em muitos programas de universidades e, às vezes, para obter vistos. Mas, de forma geral, medir seu nível de inglês de forma precisa é importante para que você verifique sua evolução ao longo do tempo, independente de cursos ou não.
Se quiser conferir como funcionam esses exames de proficiência, veja aqui.
Fontes:
https://www.efset.org/br/english-score/
http://www.estudarfora.org.br/voce-e-fluente-analise-sua-proficiencia-em-qualquer-idioma-estrangeiro/