Culture, News

Aprender inglês com música funciona?

Você já pensou em aprender English com músicas? Muitas pessoas dizem que acham difícil compreender algumas letras de ouvido – confesso que até em português certas canções eu entendo mal a letra! Vou então deixar claro alguns pontos para que você consiga usar songs ao seu favor.

Primeiro de tudo, como disse acima, as letras nem sempre são fáceis de entender. Claro que, dependendo do ritmo, nem os próprios americanos conseguem saber 100% o que foi dito. Isso se dá a muitos fatores.

O primeiro deles é a melodia: quando a batida da música é boa e alta, nosso consciente se distrai e acaba “interpretando” erroneamente certos trechos. Outro problema é o estilo, não podemos comparar uma MPB com um Rap… O mesmo ocorre in English: se uma canção é mais lenta, a probabilidade de um ‘gringo’ entendê-la será maior que uma música agitada e rápida, por exemplo, as do Macklemore.

Também a nacionalidade irá influenciar na compreensão, pois uma banda irlandesa (como U2) não tem o mesmo sotaque nem as mesmas expressões que uma banda australiana (como Men at Work). E se for um cantor que nem nasceu em país falante do inglês – por exemplo, a colombiana Shakira cantando “Whenever, Whatever”? Claro, é possível falar tão bem que ninguém perceba a diferença de pronúncia entre um britânico e um japonês! Porém ‘possível’ não é o mesmo que ‘comum’…

Mais complexa ainda que a nacionalidade é o regionalismo: ainda dentro de um mesmo país, de acordo com o local ou região em que se está, podem existir termos – como Idioms (Expressões Idiomáticas) ou Slangs (Gírias) – que só são utilizados por pessoas de lá. Ademais, vale mencionar superficialmente para não gerar conflitos: certos grupos e guetos têm trejeitos e termos bem característicos.

So, depois de tudo isso, você me pergunta: é bom ou não aprender com música? Minha resposta é: tudo o que te faz envolver-se com o idioma é mais que excelente! O que ‘pega’ é o como e quando usar essa ferramenta, ou seja, é importante saber a maneira correta de utilizá-la para um melhor aproveitamento.

Dica 1: Escute o que gosta
Apesar de meio óbvio, lembre-se que, quando gostamos, qualquer atividade se torna mais fácil. Então, até que você crie o hábito de usar songs didaticamente, vá procurando aquele seu artista favorito e abuse das obras dele!

Dica 2: Ouça, depois leia
Tente ouvir a música primeiro, e só depois de muito escutar – e tentar entender sozinho o que ela diz – vá ao grande amigo Google para ver a letra. Essa atitude vai te educar a primeiro perceber pronúncias e sons para em seguida ver como se escreve, deixando o seu ouvido bem treinado.

Dica 3: Não pule para a tradução!
Pelos mesmos motivos da Dica 2, é preciso escutar muito e escutar bem antes de ir logo partindo para ver a tradução da letra. Lembre-se que estamos tentando usar a música para te ensinar um novo idioma. Se você for logo para o gabarito, não aprendeu nada!

Dica 4: Atenção aos Linking Sounds
Linking Sounds são as conexões de sons entre palavras: por exemplo, a última letra de uma palavra se junta à primeira da próxima, o que pode até mudar o seu fonema; ou ainda aparentar que, em vez de duas palavras, tem-se apenas uma! Esses ‘coleguinhas’ são o maior vilão dos alunos, pois dificulta muito o “pegar a letra de ouvido”. Mais à frente podemos te trazer conteúdo falando mais sobre isso…

Dica 5: Anote as palavras novas
Vamos supor que você já está até entendendo bem aquela música, mas surgiu uma palavra que você não conhecia. Anote, pesquise e traduza, lembrando que já ouviu muito a letra, como falamos nas dicas anteriores. Além disso, anotar te ajuda a fixar a palavra na mente.

Um comentário em “Aprender inglês com música funciona?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s