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FCE Cambridge: como estudar para esse exame?

O exame FCE Cambridge (First Certificate in English) um Exame de Proficiência reconhecido e aceito internacionalmente por um vasto número de universidades e empresas. Embora não seja um teste tão fácil, serve para comprovar o conhecimento da Língua Inglesa no nível de inglês B2, ou seja, um nível intermediário (upper-intermediate).

A Universidade de Cambridge é a mais respeitada da Inglaterra e seus exames são aceitos por praticamente qualquer outra, além de não terem validade. Na Austrália, Canadá e Estados Unidos, por exemplo, é mais comum o uso do TOEFL, mas certas universidades desses países também aceitam os certificados de Cambridge.

Qualquer um pode se inscrever, basta procurar uma escola conveniada no site da Cambrigde e fazer sua inscrição. A desvantagem, contudo, é o valor do exame: custa em torno de R$ 750 – por ser um exame difícil e de valor alto, não se pode fazer “na doida”. Por isso, eu mesma ainda não tirei minha certificação: é preciso grana e dedicação para atingir um bom resultado.

Para passar no FCE é preciso meses de preparação! O candidato precisa falar inglês a um alto nível, entender falas de nativos, saber regras fundamentais de gramática, escrever textos formais e informais – cartas, dissertações, revisões e artigos. Mesmo quando o aluno conhece algumas regras gramaticais, ainda sim ele precisa transformar frases, usar phrasal verbs, adicionar prefixos e sufixos…

Mas tenha calma, não estamos aqui para te assustar, e sim te ajudar a entender e tirar boas notas nesse teste. A seguir, explicamos detalhadamente toda a estrutura do FCE e ainda trouxemos 9 dicas importantes para acertar tudo!


Estrutura do Exame

O FCE sofreu algumas mudanças em 2015, mas nada muito diferente: para atingir o nível B2, é preciso obter pontuação entre 160 e 179. O estudante tem 3,5 horas para completar o exame, dividido em 4 partes, que pode ser feito em formato impresso ou eletrônico.

Part 1 Reading and Use of English

Aqui será testada a compreensão escrita, vocabulário e gramática, mostrando que o candidato pode lidar com diferentes tipos de textos, como ficção, jornais e revistas. Consiste de 3 leituras textuais com 4 atividades gramaticais. Duração: 75 minutos. Divide-se em:

  • Multiple-choice cloze [exercícios de escolha múltipla]
  • Open cloze text with gaps [preencher os espaços em branco]
  • Multiple choice root word formation [múltipla escolha sobre formação de palavras]
  • Key word transformation [transformação de palavras-chave]
  • Text with 6 multiple-choice questions [texto com 6 questões de escola múltipla]
  • Text with 6 sentences missing [texto com 6 frases faltando]
  • Match 10 statements to relevant information [conectar as frases com a informação relevante]


Part 2 – Writing

Nesta parte do exame terá de escrever dois textos de 140 a 190 palavras, cada. O primeiro texto é um ensaio escrito, no qual é fornecido um título e duas frases relacionadas, para que o aluno elabore o seu ensaio. Já o segundo poderá ser um artigo, um e-mail formal ou informal, uma carta formal ou informal, um relatório ou uma crítica. Para isso, são dadas instruções de contexto, tema e tipo de leitor alvo. Não é possível saber qual deles cairá no teste, com isso, os estudantes devem estar preparados para todos os estilos de escrita. Duração: 80 minutos. Divide-se em:

  • Compulsory question  [ensaio escrito]
  • Situationally based writing task  [atividade escrita baseada em uma situação]

Part 3  – Listening

Na parte de compreensão auditiva, o estudante terá de ouvir vários tipos de áudios, que poderão ser: monólogos, programa de rádio, notícias, anúncios públicos, mensagens de telefone, histórias, contos, apresentações, conversas temáticas, entrevistas, teatros, etc. Cada conteúdo será tocado duas vezes. Pontuação: 20% do total. Duração: 40 minutos. Divide-se em:

  • Multiple-Choice  [8 questões de múltipla escolha]
  • Sentence completion  [10 frases para se completar]
  • Multiple matching  [5 questões para ligar ideias e opiniões aos seus interlocutores, cada uma com áudios de 30s]
  • Multiple-Choice conversation  [entrevistas ou diálogos de 3 a 4 min, seguidos de 7 questões de múltipla escolha]

Part 4  – Speaking

O exame de conversação é feito com outro estudante e ambos têm de interagir. Na sala de exame vão estar duas pessoas: o examinador e o interlocutor. O interlocutor faz as perguntas e o examinador tira notas acerca do desempenho dos estudantes. Esta parte requer as habilidades em acompanhar e entender uma sequência de falas e comentários, tais como programas de notícias, apresentações e conversação cotidiana. Duração: 14 minutos por dupla de candidatos. Pontuação: 20% do total. Divide-se em:

  • Entrevista (2 min) ⇒ O interlocutor irá faz perguntas pessoais acerca dos hobbies e interesses dos estudantes. Esta parte é introdutória e serve para quebrar o gelo entre o interlocutor e o estudante. Aqui podem surgir questões sobre interesses pessoais, passatempos, trabalho, educação, família, amigos, férias, esportes, planos futuros, etc.
  • Longo prazo (1 min + 30 s outro estudante) ⇒ Na segunda parte, cada estudante receberá duas fotos. O primeiro estudante terá de falar individualmente acerca das duas fotos durante 1 minuto. Em seguida, o interlocutor coloca questões sobre as mesmas fotos ao segundo estudante (que não viu as imagens), que deve falar por 30 segundos. Depois, o interlocutor dará as fotos ao segundo estudante e este também terá de falar das fotos por 1 minuto. Por fim, o interlocutor faz perguntas sobre ao primeiro estudante.
  • Atividade colaborativa (2 min + 1) ⇒ Para esta parte, os estudantes recebem um material impresso e uma atividade a ser executada. Os estudantes terão cerca de 15 segundos para olhar para tal material. Após esse período, terão de discutir a pergunta e os tópicos do material durante 2 minutos. Depois desse tempo, o interlocutor fará outra pergunta que deverá ser discutida durante 1 minuto. Serão avaliadas a capacidade de troca de ideias, expressar e justificar opiniões, concordar e discordar, sugestões, como chegar a uma decisão através de negociação.
  • Discussão (4 min) ⇒ Neste momento, são apresentadas questões de discussão geral, mas de forma mais profunda. Os candidatos são guiados pelo interlocutor com questões sobre os tópicos ou problemas levantados na parte anterior. Esse momento serve para avaliar como os candidatos se expressam livremente e como justificam sua opinião, concordando ou discordando.

Dicas para se estudar

  1. Não perca a data de vista
    Uma vez que você já fez sua inscrição para a prova, registre imediatamente a data no seu calendário de estudo. Assim, você não só definirá um limite de tempo para atingir seu objetivo, como terá uma estrutura para criar um cronograma de estudo detalhado. “Sem metas nem estratégias não chegarás a qualquer lugar, nem menos onde querias”.
  2. Acompanhe seu progresso
    No seu horário de estudo, inclua objetivos de curto e médio prazo para ir medindo e acompanhando o seu progresso. Por exemplo, se sua meta é atingir 50% de acerto nas questões de gramática do FCE Cambridge esta semana, na próxima semana deverá ser 60% e, na seguinte, 80%.
  3. Treine seu Speaking
    O Speaking (teste oral) é uma das etapas mais complexas para os estudantes que querem fazer exame. No entanto, para conseguir uma boa nota não é necessário ter morado cinco anos em Londres… O segredo é memorizar algumas frases-chave que darão base para qualquer tema sobre o qual será seu discurso. Conectores de discurso podem ajudar a construir seus argumentos e sua conclusão. Além disso, aproveite toda e qualquer oportunidade para speak English, seja no Facebook ou em grupos criados para falantes. Encontre um aluno de intercâmbio ou alguém interessado em aprender português e troque conhecimentos com ele!
  4. Estude Vocabulário
    Em todas as partes do exame é preciso ter um bom e vasto vocabulário. Phrasal Verbs, Idioms e Prepositions são a tríade que mais assusta os estudantes. A solução é simples: pratique! Uma boa dica é manter um caderno onde pode registar todo novo vocabulário, erros e dicas para acelerar o aprendizado.
  5. Volte ao passado
    Outra excelente dica é buscar exames de anos anteriores, o que ajuda na familiarização com o exame em si, além de gradualmente aperfeiçoar as técnicas de estudo e mostrar os tipos de textos e questões que mais caem…
  6. Assista os Videos Oficiais
    Existem alguns vídeos online que em a própria Cambridge libera conteúdo do exame. É muito importante que os alunos saibam exatamente como será o teste oral! Um dos vídeos que você poderá consultar é o de “Florine and Maria 2015 FCE”, no qual é possível ver as folhas respostas com as correções oficiais!
  7. Faça sua gestão de tempo
    Ainda que você saiba todas as respostas do teste, se não souber fazer a devida gestão do tempo, pode não obter um bom resultado. Como mostramos antes, cada parte possui parâmetros de tempo limite. Para treinar seu tempo, comece a fazer os simulados sem prazo definido. Aos poucos, use um cronômetro e gradualmente diminua o seu tempo. Lembre-se de manter o foco e eliminar qualquer distração!
  8. Use materiais audiovisuais
    Para melhorar as habilidades em listening e speaking, é preciso usar recursos audiovisuais, como series de TV, filmes, músicas e documentários in English (sem as legendas, claro!). Muitos alunos também gostam de assistir vídeos no YouTube: o que importa é ouvir muito!
  9. Pratique cada parte toda semana
    Como já frisamos, é essencial treinar e testar seu conhecimento por meio de simulados. Para otimizar ainda mais seus estudos, reúna todos os seus materiais em um único lugar, e lembre-se de treinar cada uma das 4 partes do exame pelo menos uma vez por semana; isto lhe trará uma certa confiança. Por mais que você tenha um profundo conhecimento em Inglês, estar seguro e confortável na hora prova também conta para um resultado positivo.

Sites para simulados:

http://www.tinyteflteacher.co.uk/learning-english/fce.html
https://www.flo-joe.co.uk/fce/students/tests/tsindex.htm
http://www.world-english.org/sentencerewriting.htm
https://www.esl-lounge.com/first-certificate.php
http://www.cambridgeenglish.org/br/test-your-english/
https://www.english-online.org.uk/
https://www.goconqr.com/pt-BR/p/1018062/
https://www.english-online.org.uk/fcefolder/test2/

Outros sites importantes:

http://www.fcepass.com
http://www.examenglish.com
http://www.cambridgeenglish.org

 

Nós adoraríamos ouvir de você: Quais as maiores dificuldades? Está pensando em fazer o teste quando? Leave us a comment!

 



Fontes:

http://www.cambridgeenglish.org
http://www.teachingcove.com/esl/fce-tips/
http://www.ilelovenglish.com/pt-pt/curso-de-preparacao-para-o-fce-cambridge-first-certificate/
https://intercambioidiomasonline.com/2017/08/30/how-to-write-a-perfect-story-for-the-cambridge-b1-preliminary-free-pdf-with-example-questions/

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