Expressions, Grammar

Writing Tips: Saiba como escrever melhor em inglês

Se você pensa em ter um blog famoso, ou quem sabe escrever um livro de sucesso, é sempre bom criar uma English version. E escrever não é apenas um questão de criatividade: é importante conhecer algumas técnicas de escrita.

Tanto para quem está começando a aprender o idioma, quanto para aqueles que já são fluentes mas querem melhorar o aprendizado, selecionamos algumas dicas imprescindíveis de Writing.

 

1. Copie textos

Parece ridículo, mas funciona! Se você tem um livro ou site preferido, procure a versão inglesa dele e abuse dela. Escreva − à mão mesmo − os trechos e frases de que mais goste. Depois, comece a variar: copie notícias, publicações e tudo o que estiver ao seu alcance em inglês! Com o tempo, vai começar a aprender palavras e expressões novas, além de estilos de escrita diferentes.

2. Comece devagar

Esse truque vale também para o português: praticar a escrita de um jeito simples e direto, usando textos curtos e palavras mais comuns, é o melhor jeito de escrever bem e com sucesso. Você pode escolher um assunto atual ou da moda, e redigir uma crítica a respeito − se precisar, consulte dicionários ou tradutores.

3. Invente!

Seja criativo: pense nas infinitas coisas que você pode colocar em palavras. Quem sabe iniciar um diário: pode parecer bobo, mas contar o que você viveu no dia, imaginando as cenas, pessoas, contextos e objetos, ajuda a praticar a escrita de maneira bem natural. Ou que tal contar no papel um filme que acabou de ver? E se você ler um livro e redigir uma resumo sobre ele? Tudo em inglês, claro!

 

 

4. Seja claro

Um dos pecados mais comuns que escritores cometem é tentar florear demais o texto, usando palavras difíceis, ou estruturas gramaticais e frasais mais complexas. O risco de se perder ou perder leitores no meio do caminho é alto. Então, seja claro e direto. Quando escrever, lembre-se que sua tarefa é fazer o leitor entender sua mensagem rápida e precisamente. Para isso, é necessário mostrar a correlação entre todas as partes do texto. Siga uma linha de raciocínio lógica (começo, meio e fim). Geralmente, em textos críticos, o ideal é que seja feita a introdução do assunto, depois dar os argumentos e por último, mostrar a conclusão das ideias. Se o seu texto for uma história ou acontecimento, não faça muitas voltas, siga a ordem cronológica dos fatos para não confundir.

5. Releia e confira

É sempre bom ler novamente tudo o que você produziu, seja para verificar algum erro de escrita ou gramática, seja para ver se tudo faz sentido − nesse caso, melhor ainda é fazer a leitura em voz alta. Além disso, pedir que outra pessoa também olhe seu texto ajuda na conferência, pois representa uma nova perspectiva. Talvez o tempo ou outro indivíduo lhe mostrem algo que passou despercebido…

6. Escreva para seu leitores

Caso você esteja escrevendo para alguém além de você, é importante atentar para quem é seu público. Perguntar o que ele gostaria de ler, quais os termos que mais usa, do que ele precisa, se preferem humor ou crítica… Enfim, coloque-se na mente dele, comunique-se para e com ele! Não tem serventia criar textos com pensamentos filosóficos e profundos se os leitores são apenas crianças e só pensam em brincar.

7. Lembre-se da voz passiva!

Em trabalhos mais formais, como publicações acadêmicas, verbos na voz passiva são mais apropriados. Já em redações comuns, as pessoas costumam usá-la de maneira incorreta. Esse tipo de estrutura costuma deixar a narrativa mais impessoal, e também coloca o foco mais na ação que na pessoa executando. Se sua intenção é evidenciar quem fez mais do que o que aconteceu, use a voz ativa. Já se você deseja colocar fatos científicos ou jornalísticos, a voz passiva é a melhor opção.

8. Consulte os peritos

Sinta-se confortável para pedir ajuda, seja de um amigo, professor ou algum recurso que saiba mais que você. Para isso, existem alguns sites com dicas que podem te ajudar nas técnicas de escrita para que você crie textos excelentes em inglês.

  • Grammarly  ⇒  Esse site atua como um editor de textos, oferecendo sinônimos, corrigindo erros gramaticais e ortográficos, e ainda procura por plágios. O conteúdo é gratuito.
  • Citation Machine  ⇒  Ao escrever textos mais complexos, como artigos acadêmicos, é preciso indicar todas as fontes que você consultou (livros, sites, revistas, dentre outros). Assim, esse site fornece a catalogação das fontes, ou seja, mostra qual o padrão de formatação no qual se deve referenciar as fontes.
  • Arts & Letters Daily  ⇒  Nessa página é possível ter acesso à resenhas, livros, curiosidades sobre língua e literatura e muitas outras informações úteis para novos escritores da língua inglesa, que podem servir de inspiração a futuros blogueiros…

Escrever pode ser uma tarefa mais fácil e divertida se você seguir alguns desses nossos conselhos… E fique à vontade para treinar o writing mandando algo para nós!  =D



Fontes:
https://en.oxforddictionaries.com/writing-help/top-tips-for-better-writing
http://blog.uolingles.com.br/10-dicas-simples-para-escrever-melhor-em-ingles/
http://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2015/04/14/1123234/estudante-conheca-sites-dicas-quer-escrever-melhor-ingles.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s