Culture, Fun facts

St. Patrick’s Day: tradições e curiosidades

Amanhã é celebrado dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day). E o que significa isso?

A festa de Saint Patrick – em Irish: Lá Fhéile Pádraig, que significa “the Day of the Festival of Patrick” – é uma comemoração religiosa e cultural que ocorre todo 17th of March, data da morte de São Patrício (385–461 d.C.), o padroeiro da Irlanda.

Principal feriado da Irlanda, o St. Patrick’s Day é celebrado com muita música, comidas, bebidas, desfiles e diversão em diferentes cidades do país, como Dublin. Inclusive, se a data cair em um domingo, o feriado é transferido para a segunda-feira!

Algumas celebrações envolvem desfiles públicos, festivais e apresentações de música irlandesa (em irlandês, céilithe). É um período que as crianças saem em busca de doces, enquanto o pais curtem nos bares locais. E todos costumam usar muito – MUITO! – verde: tanto roupa como acessórios, essas vestimentas representam a cor dos Católicos in Ireland, enquanto laranja é a cor associada aos Protestantes.

Unidos ao verde, outros símbolos são utilizados, como a harpa, a ferradura, o chapéu (verde) e uma criatura mitológica conhecida como leprechaun – uma espécie de duende – com um pote de ouro, que ele deixa escondido.

Quanto a culinária tradicional , o corned-bef boil é o prato do St. Patrick’s Day, uma combinação de carne salmorada com repolho servida na maioria do restaurantes e pubs, que combina muito bem com a bebida mais consumida dessa festa – a cerveja Guiness!

Certamente, participar desses eventos e festas no Dia de Saint Patrick em Dublin é uma experiência fantástica. Mas a festividade não se limita apenas à Irlanda, o St. Patrick’s Day é celebrado em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, dentre outros. Aliás, a maior comemoração acontece em New York, já que possui uma das maiores comunidades irlandesas do mundo!

Bom lembrar que, por se tratar de um ícone da Igreja Católica, algumas pessoas também programam eventos religiosos, como uma peregrinação ao Purgatório de St. Patrick’s, em Station Island, comumente associado à penitência e cura espiritual desde o século 13.

Além disso, o padroeiro costumava explicar a doutrina da Santíssima Trindade aos pagãos comparando-a com um trevo. Ele dizia que mesmo o shamrock sendo um só, dividia-se em três, tal como Deus era Pai, Filho e Espírito Santo.

Outra lenda relacionada a São Patrício é que o patron expulsou todas as cobras do país. Alguns explicam que a expulsão desses répteis é uma metáfora para o paganismo que ele exterminou ao catequizar o povo celta…

 

FUN FACTS

1. Saint Patrick não é Irlandês!
O padroeiro irlandês era, na verdade, inglês! Nascido em uma família rica da Inglaterra, São Patrício foi raptado por piratas e vendido como escravo na Irlanda, onde viveu em cativeiro por anos até conseguir fugir e retornar a seu país. Ele se tornou bispo da igreja católica e, no ano 432, declarou ter recebido um chamado divino que o mandava voltar à ilha irlandesa e evangelizar os celtas pagãos.

2. Porque verde?
Durante as comemorações do Dia de São Patrício, a Irlanda se cobre de verde: pessoas, prédios, monumentos, rios, comidas e bebidas, tudo! Há algumas  a cor que representa a Irlanda. Uma das explicações para isso é o país ser conhecido como a Ilha Esmeralda, pois sua paisagem é bastante verde. A outra é que durante a Rebelião Irlandesa, em 1798, soldados se vestiram dessa cor, o que ajudou a tornar o verde um símbolo do nacionalismo irlandês.

3. Bebida liberada!
Embora os irlandeses sejam mundialmente conhecidos por seu gosto pela bebida, o consumo de álcool nas ruas do país é terminantemente proibido e tem infração punida com multa – ou seja, só se pode consumir em locais fechados, como nos bares e residências. Mas, para a alegria de todos, essa proibição é suspensa no St. Patrick’s Day, único dia do ano em se pode beber sossegadamente Ales pelas ruas das cidades.

4. O consumo de Guinness é dobrado
A marca de cerveja Guiness é, extraoficialmente, a bebida do Dia de Saint Patrick. No mundo inteiro, no dia 17 de março, o consumo dessa cerveja aumenta de 5,5 milhões para 13 milhões de litros. Na Irlanda, semanas antes do Dia de São Patrício os pubs reforçam seus estoques para que não falte Guinness na festa.

 


Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_de_São_Patrício
https://www.timeanddate.com/holidays/common/st-patrick-day
https://www.segurospromo.com.br/home/top3/10-curiosidades-que-voce-precisa-saber-sobre-o-st-patricks-day/
http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/o-que-significa-o-dia-de-saint-patrick-da-irlanda/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s