Expressions, Grammar

Saiba o significado de IDIOMS (ou Idiomatic Expressions)

A língua inglesa, apesar de menos complexa que o nosso idioma, possui um vasto vocabulário. Uma categoria de expressões bastante inusitadas são as chamadas expressões idiomáticas.

Quando ouvia essas expressões pela primeira vez, anotava correndo e depois ia pesquisar. Qual não era minha frustração em saber que elas não estavam no dicionário! Muitas vezes, não é buscando a primeira palavra do Idiom que se definirá seu significado. Por exemplo, na expressão que explicamos “third time is a charm”, ao tentar pesquisar pelo conceito da palavra “third” no dicionário, certamente não se encontra lá descrita tal frase…

Os Idioms – ou Idiomatic Expressions – são um conjunto de palavras utilizadas de maneira figurada e que jamais devem ser traduzidas palavra a palavra, ou seja, sua tradução dependerá do conjunto e do contexto onde está inserida.

As pessoas geralmente utilizam os Idioms para expressar sua fala de forma mais vívida, metafórica. Com seu uso, é possível criar uma imagem na mente de quem escuta ou lê, compartilhando uma ideia ou sentimento. Lembre-se que devem aparecer apenas na linguagem cotidiana; em conversas formais, pretere-se o significado real (denotativo), a norma culta.

Vale ressaltar que os Idioms são diferenciados dos Proverbs ou Sayings: estes são frases curtas que exprimem sabedoria, uma espécie de “conselho da vovó”, transmitidas de geração a geração. Por exemplo: “The grass is always greener on the other side.” [“A grama do vizinho é sempre mais verde.”]

Além disso, pode ser que algumas expressões sejam mais usadas em determinado país, e quase não conhecida em outro. Também não são usadas artificialmente: elas aparecem sempre dentro de um contexto que a caiba perfeitamente. Tudo é muito relacionado à cultura e vivência…

E como saber quando há uma Idiom? Como o seu significado é de certa forma oculto, é preciso ler livros, assistir filmes e seriados, ouvir músicas… enfim, ter o máximo de contato com o inglês. Com o tempo, essas expressões vão ficar cada vez mais comuns e simples para você.

Nós aqui vamos postando aos poucos algumas delas. Então, fique ligado para não perder nenhuma. See ya next time!

 


Fontes:
Manual Compato de Gramática da Língua Inglesa – Editora Rideel
http://www.learn-english-today.com/idioms/idioms_proverbs.html https://www.englishexperts.com.br/o-que-sao-expressoes-idiomaticas/
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/vocabulary-lesson-idioms.php

 

 

5 comentários em “Saiba o significado de IDIOMS (ou Idiomatic Expressions)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s