Culture, Fun facts

A história do Valentine’s Day

Diferente de nós brasileiros, muitos países no globo comemoram o Dia dos Namorados – na verdade, o dia do amor e amizade – hoje, February 14th. O Valentine’s Day, também chamado “Saint Valentine’s Day” ou “Feast of Saint Valentine”, é uma data comemorativa com origem no festival pagão de Lupercalia, celebração do início da primavera na Roma Antiga.

Esse festival incluía rituais de fertilidade e uma espécie de “loteria” para unir homens e mulheres em matrimônio. Porém, no final do 5th century, o Pope Gelasius I substituiu o Lupercalia pelo St. Valentine’s Day. A lenda diz que Valentine foi um padre que viveu por volta de 270 a.C. em Roma.

Quando o imperador Claudius II decidiu que homens solteiros eram os melhores soldados, acabou proibindo casamentos entre homens jovens. Desafiando o imperador, Valentine continuou a celebrar cerimônias secretas com os amantes apaixonados. Ao descobrir o feito, Claudius II ordenou a execução do padre.

Durante seu aprisionamento, Saint Valentine curou a cegueira da filha de seu carcereiro Asterius, e acabou se e se apaixonou por ela. Antes de ser executado, escreveu-lhe uma carta assinando “From Your Valentine”.

Contudo, apenas no século 14 que surgiram as primeiras celebrações desse dia associadas com romance, por iniciativa do escritor Geoffrey Chaucer. Atualmente, os símbolos mais comuns associados à data são corações, pombos e o cupido. Já as primeiras mensagens formais relacionadas ao holiday surgiram em meados de 1500.

TRADITIONS

Países como United States, Australia, Argentina, France, Mexico e South Korea costumam celebrar esta data. Nas Filipinas, é o dia mais comum para se celebrar casamentos coletivos. Como tradição, são entregues doces, flores e presentes àqueles que se ama, tudo em nome de St. Valentine. Os lugares são enfeitados com corações e anjinhos, e as pessoas entram no clima de amor, ficando bastante amorosos e ainda mais felizes!

É bastante comum nas escolas que os alunos troquem cartões e presentes entre si. Experiência própria: estive no Canadá nesta data, e os alunos da escola onde estudava escreveram mensagens de carinho – algumas delas eram de admiradores secretos! – para serem lidas perante todos. Cada pessoa lia o bilhete em voz alta e o destinatário recebia um chocolate e um abraço de quem lera. Super cute!


Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Valentine%27s_Day
https://www.britannica.com/topic/Valentines-Day
https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/valentines-day-the-history-of-valentines-day.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s