Culture, Fun facts

Carnaval pelo mundo afora

Não é novidade dizer que o Brasil é o país do Carnaval – somos VERY GOOD nisso! Contudo, países ao redor do mundo também celebram este momento de diversas formas diferentes. Você sabe como?

Antes de começarmos, é importante explicar alguns termos relacionados a esse holiday:

  • Carnival = o termo tem origem do latim “carne” é carne mesmo, e “vale” é adeus. Essa celebração surgiu para que as pessoas se ‘despedissem’ comendo muita carne, pois teriam de passar pela abstinência durante o período da quaresma.
  • Mardi Gras = apesar de se referir a uma temporada de eventos, o termo vem do francês e significa “Terça-feira gorda”.
  • Fat Tuesday = “Terça-feira gorda” em inglês. Este é o último dia para se comer bastante carne e qualquer outra ‘porcaria’, já durante a quaresma deve nem tudo pode ser ingerido. Também é chamada de “Shrove Tuesday” – ‘Shrove’ significa confessar ou ser absolvido do pecado.
  • Ash Wednesday = traduzindo “Quarta-feira de Cinzas”. Pela tradição cristã, neste dia os ramos utilizados no “Dia de Ramos” são queimados e suas cinzas esfregadas nas testas dos devotos, fazendo um sinal de cruz.
  • Lenten = é o que equivale à nossa quaresma, o período de jejum, que são os 40 dias antecedentes à Páscoa.

Carnival é uma estação festiva reconhecida pelos cristãos, que ocorre antes do período da Quaresma (Lent), em Fevereiro ou Março. Tipicamente, suas celebrações incluem desfiles ou festas nas ruas, fantasias e consumo de comidas e álcool, of course!

Apesar de haver celebrações de Carnaval em inúmeras cidades ao redor do globo, iremos focar nos exemplos a seguir, ordenados devido à sua grande escala e popularidade.

RIO DE JANEIRO (BRAZIL)

Não iremos nos ater muito a esta festa, já que vocês conhecem de cor… LOL
Com aproximadamente 200 milhões de pessoas nas ruas, o Rio de Janeiro oficialmente traz o maior Carnaval do mundo, graças ao nosso Sambódromo.

SANTA CRUZ (SPAIN)

O Carnaval de Santa Cruz de Tenerife é visto como o segundo mais popular do mundo. Começa com um desfile aberto, com danças e cantorias que se iniciam cedo pela manhã e terminam apenas na Ash Wednesday, com uma cerimônia conhecida como o “enterro da sardinha”. Em geral, as festividades são marcadas por muita música e apresentações musicais; já o sábado é dedicado à dança e a segunda-feira é focada em comidas e banquetes.

NEW ORLEANS (UNITED STATES)

Acredite ou não, a foto deste post é de um Carnaval em New Orleans! Essa tradição do Mardi Gras teve origem em 1699, quando os imigrantes franceses se instalaram no estado de Louisiana. As festividades começam duas semanas antes da Ash Wednesday, com no mínimo um grande desfile por dia. Mas as maiores celebrações ocorrem nos últimos cinco dias: desfiles organizados pelos chamados “krewes” – membros de clube que promove o evento – e as pessoas em cima dos carros alegóricos jogam objetos na multidão, como miçangas ou moedas com a logo “krewe”. Outros eventos que ocorrem no Carnaval incluem baile de máscaras, festas nas ruas e apresentações musicais. As cores oficiais dessas festividades são: gold, que representa o poder; purple por justiça; e green para fé.

NICE (FRANCE)

O Carnaval de Nice é legitimado como a celebração mais antiga do mundo (1294). Hoje atrai mais de um milhão de pessoas para a French Riviera durante seus 15 dias de eventos. A cada ano, um tema diferente é escolhido para as celebrações. Desfiles acontecem dia e noite, exibindo milhares de dançarinos e músicos de toda parte do planeta. O mais marcante dessa festa são as conhecidas “batalhas de flores.

COLOGNE (GERMANY)

O Carnaval em Cologne, chamado “Kölner Karneval”, acontece na semana anterior à Shrove Tuesday e exibe diversos desfiles de elegantes vestimentas através da cidade. O principal desfile acontece na segunda-feira, e é conhecida como “Rosenmontag” (ou ‘Rose Monday’), enquanto na terça ocorrem celebrações mais informais nos subúrbios. As festividades também incluem músicas, danças e bebida, enquanto os desfiles são liderados pelos tradicionais “Dreigestirn”: três pessoas fantasiadas de príncipe, camponês e donzela. Acredite, esse trio paga uma quantia absurda para tal prestígio!

LONDRES (UNITED KINGDOM)

Notting Hill Carnival é um exemplo de uma festividade não ligada à tradição cristã, atraindo milhões de curiosos à Londres desde 1966. As celebrações são lideradas por membros da Comunidade Indiana Britânica, e possui dois grandes dias de desfile, um para crianças e outro para adultos, geralmente tocando músicas de reggae e gêneros caribenhos.

CAYMAN ISLANDS

Nas Ilhas Caimans, além da tradicional Fat Tuesday, também se celebra o chamado “Monday Food Festival”, e a Ash Wednesday traz música e dança eletrônica. Tal festival apresenta uma enorme lista de celebridades e performistas internacionais, o que tem atraído milhares de curiosos atraídos em seus 3 dias de eventos.

BINCHE (BELGIUM)

gilles www.wearespeakers.com.brNa cidade belga de Binche, o festival de Mardi Gras é um dos dias mais importantes do ano, quando cerca de 1000 “Gilles – pessoas vestindo fantasias tradicionais, com máscara e chapéu – dançam e assobiam músicas tradicionais de carnaval pela cidade, começando às 4 da manhã e indo até o anoitecer. Em 2003, o “Carnival of Binche” foi considerado um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

FUN FACT: Como se determina o dia do Carnaval?

Para se definir os dias de Carnaval, primeiro é preciso saber que dia será a Páscoa. “Sunday Easter” ocorre no primeiro dia de lua cheia a partir do 21 de março. Assim, a páscoa pode cair entre os dias 22 de março e 18 de abril. Assim, conta-se 40 dias antes dessa data para se definir o Mardi Gras. Desta forma, a Fat Tuesday pode acontecer entre February 3rd e March 9th!

Contudo, se você for membro da Igreja Ortodoxa,  que usam um calendário Juliano em vez do tradicional Gregoriano, sua Páscoa será entre April 4th e May 8th

Apesar das diferentes culturas do globo, uma coisa é certa: Carnaval é um período de festa e celebração! Como dizem em New Orleans: “Let the good times roll!


Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mardi_Gras
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gilles_(carnaval)
https://www.lingoda.com/en/blog/carnival-around-the-world
http://www.ajc.com/news/national/what-mardi-gras-ash-wednesday-and-how-celebrate/wm34rOB3j7ez6mtV6gaKoJ/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s