News

Certificado de Proficiência? What is this?

“Obaa! Terminei meu curso de inglês, vou arrasar no exterior!” Hold on, tem algumas coisas que você precisa entender primeiro…

Muitos alunos não sabem, mas os certificados emitidos pelas escolas e cursos de inglês no Brasil não são reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Então, como é possível comprovar o nível de conhecimento in English?

Solicitados pelas maiores empresas e instituições de ensino do mundo, os exames de proficiência servem para atestar o nível do aluno em línguas estrangeiras. São indispensáveis quando se visa ingressar no mercado de trabalho ou em instituições acadêmicas no exterior.

Assim, o certificado de proficiência é um atestado de fluência no idioma, uma habilitação oferecida por instituições especializadas. O teste pode ser aplicado a qualquer interessado, mesmo se a pessoa não fez previamente um curso de idiomas.
Vale frisar que, atualmente, já se tem casos de instituições brasileiras adotando tais certificados como pré-requisito, inclusive para vagas de emprego.

CAMBRIDGE ENGLISH EXAMS

Reconhecidos por mais de 15.000 instituições no exterior, esses exames abrangem diversos níveis de inglês, além de foco em negócios, direito ou ainda formação de professores. Sua maior vantagem é não expirar, ou seja, essas certificações tem validade permanente.

São três, e cada um delas tem função específica: First Certificate in English (FCE), Certificate in Advanced English (CAE) e Certificate of Proficiency in English (CPE). O FCE é mais recomendado para quem deseja conseguir uma bolsa de estudos ou um cargo no exterior. Já o CAE é ideal para interessados em assumir posições mais elevadas em empresas internacionais. Por último, o CPE comprova, além da fluência, a aptidão para dar aulas de inglês – é por isso o certificado mais avançado.

MICHIGAN ECPE

O Michigan ECPE – Examination for the Certificate of Proficiency in English testa habilidades e conteúdo típicos de universidades e empresas, mas é mais voltado ao enriquecimento da carreira. Por isso, é mais indicado para quem possui nível avançado em inglês: o certificado é entregue apenas se o candidato obtiver nota acima da média e, caso receba uma nota alta, obtém o “Certificate of Proficiency With Honors”.

BEC

O BEC – Business English Certificate, também produzido pela Universidade de Cambridge, testa o inglês do candidato em três níveis com foco na área de negócios, sem necessidade de experiência prévia em empresas.

BULATS

O BULATS – Business Language Testing Service é uma certificação também oferecida por Cambridge e comprova, além do inglês, o nível em francês, alemão, espanhol; porém, todos irão ser descontinuados, exceto o inglês. Esse teste é aplicado geralmente em empresas, e apenas avalia o funcionário – não aprova nem reprova. Actually, nunca tinha ouvido falar desse teste antes de pesquisar para publicar esse post…

TOEFL

O TOEFL – Test of English as a Foreign Language é a certificação de proficiência mais popular pelo mundo. Com validade de dois anos, e bastante aceita nos Estados Unidos e Europa, essa avaliação é dividida nas seguintes etapas: Compreensão de Texto, Compreensão Oral, Conversação e Redação.

Foi criado pela ETS (Educational Testing Service), uma organização sem fins lucrativos, que também aplica o SAT (Scholastic Aptitude Test / Scholastic Assessment Test) in the USA, o que equivaleria ao nosso ENEM. É a maior instituição educacional do mundo voltada para pesquisa, avaliação e desenvolvimento de testes em inglês.

A prova do TOEFL é conhecida por ser bastante padronizada e previsível, com a maioria das questões no formato de múltipla escolha. Com base em uma tabela de pontos, o candidato obtém um resultado numérico, e este o classifica dentro do seu nível de fluência – iniciante, intermediário ou avançado.

TOEFL IBT

Assim como o TOEFL padrão, conhecido como Paper-Based Test (PBT), o TOEFL iBT – Internet-Based Test avalia a capacidade de usar e compreender o inglês a nível universitário. Visa verificar as habilidades do candidato em Listening, Reading, Speaking e Writing. Criado em 2005, o iBT é feito internet, e ocorre mais de 50 vezes por ano em centros autorizados pelo mundo todo.

IELTS

O IELTS – International English Language Testing System é a certificação mais aceita em instituições britânicas. Sua prova é dividida nas seguintes etapas: Interpretação Oral, Interpretação de Texto, Redação e Conversação. Contém mais partes dissertativas, e suas “regras” costumam mudar bastante, sendo assim considerada a avaliação menos previsível.

O IELTS nivela a proficiência escrita e oral do candidato que deseja ingressar em programas de estudo no exterior. Mas seu foco é para quem pretende trabalhar, especialmente no Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

TOEIC

O TOEIC® – Test of English for International Communication mede a proficiência em inglês de um estrangeiro em situações cotidianas, principalmente em situações voltadas ao mercado de trabalho. Também expedido pela ETS, sua validade é apenas dois anos, e cada entidade exige uma pontuação mínima para os candidatos.

É visto como um certificado mais prático, voltado para área corporativa. É comum surgirem na prova situações reais de trabalho – reuniões, viagens e ligações telefônicas, apesar de não exigir tais conhecimentos de negócio para que se obtenha pontuação alta.

GMAT

O GMAT – Graduate Management Admission Test é uma prova de admissão em escolas de negócios nos Estados Unidos e Europa, aplicada especialmente a candidatos a cursos de pós-graduação e MBA.

Esse exame vai além do domínio do inglês; mede também habilidades matemáticas, análise de dados, verbais, leitura e escrita analítica. Seu objetivo é medir a habilidade dos alunos em tomar decisões sob pressão de tempo.


Fontes:
http://www.toeicbrasil.com.br
http://culturainglesacg.com.br/certificacoes/
http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia
https://www.ets.org/pt/toefl/ibt/register/centers_dates
https://exame.abril.com.br/carreira/as-17-principais-certificacoes-que-provam-dominio-de-idiomas/

3 comentários em “Certificado de Proficiência? What is this?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s