Fun facts, News

Ser ou não ser FLUENTE: That’s the question!

Muitas vezes alguns alunos pensam se são ou não fluentes, ou mesmo perguntam a nós teachers em quanto tempo ficarão fluentes. E o que seria ser fluente em um idioma?

Se você acha que ser fluente em uma língua seria conhecer todas as palavras e estruturas dela, poucas pessoas aqui no Brasil poderiam ser consideradas fluentes em português – talvez só o Aurélio e uns poucos integrantes da Academia Brasileira de Letras (ABL)! Isso porque são muitas palavras: a própria ABL catalogou mais de 350 mil palavras em 1981, elaborado pelo famoso Houaiss. Será que você conhece isso tudo?

O que nos conforta é saber que as próximas línguas que iremos aprender talvez sejam mais ‘humildes’: o Dicionário Oxford do Inglês, o maior da língua inglesa, traz apenas 290 mil verbetes. Já o Dicionário Larousse da Língua Francesa define hoje 135 mil verbetes, e o dicionário “oficial” da língua espanhola chegou a um número “recorde” em 2016 com 93 mil palavras definidas.

De maneira geral, o que algumas pessoas consideram FLUENCY na língua inglesa seria o fato de se comunicar mais naturalmente, entendendo a maioria das estruturas e vocabulários do quotidiano. Estima-se que para se comunicar livremente sobre diversos assuntos, a pessoa conheça pelo menos 3 mil palavras.

Geralmente esse nível é atingido quando o aluno está no patamar de UPPER INTERMEDIATE num curso tradicional (Em breve, podemos falar sobre esses níveis…). Lógico que uma pessoa autodidata ou mesmo um mochileiro/imigrante pode chegar à fluência sem nunca ter se matriculado em um curso…

The point is: não existe uma fórmula matemática ou mesmo um tempo definido para que alguém seja considerado fluente. Para falar uma língua é preciso vivenciá-la, e isso vem com o tempo e a prática. Quem sabe se você pode fazer seu ‘pouco’ inglês fluir desde já?!


Fonte:
http://mentalfloss.com/article/60429/speaking-language-different-being-fluent-it

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s