News

Você quer realmente aprender inglês?

Segundo a Revista Exame, uma pesquisa que avalia a proficiência global da língua inglesa colocou o Brasil como 41º dentre 70 países (pior que ano passado: estávamos em 38º). Ainda na Exame, outra pesquisa feita pela consultoria Talenses mostrou que 52% dos profissionais recrutados para cargos de alta e média gerência no país têm apenas nível básico na língua, e apenas 37% deles são fluentes.

Muita gente hoje tem interesse de fazer aulas de inglês. E infelizmente se resume a isso: APENAS UM DESEJO. A partir do momento que ingressam num curso ou contratam um professor particular, muitos deles acreditam que, com as presenças em sala de aula, conseguirão aprender inglês. Certo e errado.

A maioria dos alunos me pergunta em quanto tempo irão aprender inglês. Claro que é relativo! E, digo mais, muitos dos que me perguntam isso são os que menos se dedicam ao aprendizado em si…

Vamos fazer uma conta simples: o ano comum tem 52 semanas. Se o aluno fizer 2h de aulas por semana, isso totaliza 104 horas. Quando ele faz 3h, aumenta um pouquinho: 156 horas. 156 horas é menos de uma semana! Vale ressaltar que isso é SE o aluno não faltar nenhuma aula, SE não houver nenhum feriado nem mês – ou meses – de férias…

Isso quer dizer que, uma semana no exterior (um pouquinho mais, já que tiramos 8h de sono por dia) o aluno aprende mais do que em um ano de estudos aqui. Quando estive estudando francês, ao passar 2 meses no Canadá, ao retornar ao Brasil, pulei 2 semestres de estudos aqui (honestamente, eu estudei de verdade, e tentava ao máximo me comunicar em francês).

Também não quero dizer que viajar pro exterior é a fórmula mágica para se aprender inglês – e rápido. O que o aluno precisa é: DEDICAÇÃO.

Aprender um idioma novo não é fácil. Ao nascer, levamos cerca de 1 ano para começar a falar e a vida inteira para aprimorar nossa falácia. Frequentamos a escola para aprender a escrita e desenvolver ainda mais a forma correta de falar.

Isso significa que o estudante deve se esforçar bastante nesse aprendizado, já que não temos tempo de ficar na escola como tínhamos quando criança.

Se você já faz um curso de inglês, pense nas horas que passa FORA do curso. Se ainda não, deveria começar o quanto antes. Não preciso repetir aqui que inglês é a língua universal…

Vale ler esses artigos:
http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/fluencia-do-brasileiro-no-ingles-so-piora-veja-ranking
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/veja-como-anda-o-nivel-de-ingles-dos-executivos-brasileiros

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s